Notícias de Criciúma e Região

Depois de 60 anos, Içara deixará de ter CEP único; entenda

Projeto de Lei pretende facilitar entrega de encomendas e de correspondência pelos Correios

Um Projeto de Lei que tramita na Câmara de Vereadores poderá melhorar a vida do cidadão içarense. A proposta, que teve iniciativa da Prefeitura Municipal, é implementar um Código de Endereçamento Postal (CEP) por rua, como acontece em outras cidades. 

Atualmente, o município conta com um único CEP para todos os endereços, o 88820-000, que foi constituído quando a cidade foi emancipada, há 60 anos. Agora, com o crescimento populacional da cidade, que tem mais de 59 mil habitantes (segundo dados do Censo 2022), surge a necessidade de mudanças para melhoria dos serviços prestados para a comunidade.

“Içara já se enquadra como cidade apta para fazer um CEP por rua. Isso facilita muito as entregas em nosso município. Praticamente todas as pessoas utilizam os Correios para fazer compras, as empresas estão usando muito os serviços de CEP em entregas e isso às vezes prejudica, pois muitas vezes não chega no prazo ou no local correto por conta da localização das ruas”, explica o secretário de Planejamento do Município, Israel Jorge Rabelo.

Segundo o vereador do município e relator do projeto, André Mazzuchello Jucoski, o Polakinho (PSDB), a Prefeitura fez a atualização de marcos e divisas de todos os bairros de Içara, o que é um requisito obrigatório para o planejamento, e enviou o projeto (PE 24/2023) para análise na Câmara de Vereadores do município. Os vereadores da cidade se reuniram com os representantes da Secretaria Municipal de Planejamento na última semana para analisar o texto. 

“Esse projeto vai instituir as descrições dos bairros por coordenadas georreferenciadas. Isso se trata de uma iniciativa para fazer uma atualização e consolidação da legislação, que estabelece as descrições dos bairros do município”, ressalta o vereador.

Encontro entre vereadores e representantes da Secretaria Municipal de Planejamento – Foto: Divulgação

O projeto passará por pequenas adequações e, em seguida, a Câmara promoverá uma audiência pública com a comunidade, que ainda terá a data definida, para posteriormente ser votado pelos vereadores. Segundo Polakinho, a aprovação é fundamental para os munícipes, pois facilitará serviços prestados para a comunidade, como entregas de correspondências. 

“A aprovação desse projeto é de extrema importância, pois vai otimizar os trabalhos ofertados pelos Correios na nossa cidade. Esse CEP vai ser por rua pois vai agilizar na entrega de correspondências e vai organizar melhor todo o município”, frisa.

Após a aprovação, os números dos CEPs serão implementados pela Prefeitura Municipal em parceria com os Correios. De acordo com o vereador, a intenção é que a proposta seja aprovada e executada até o fim deste ano. A notícia que traz alívio aos moradores que precisam lidar com frequentes transtornos nas entregas de correspondências em casa. “Os Correios não entregam correspondência na minha casa, pois a rua não tem nome. Então um CEP por rua iria facilitar bastante”, destaca o morador do bairro Liri, Uilian Vogel.

Você também pode gostar