Cooperativas expositoras alinham detalhes para a AgroPonte
Encontro aconteceu na tarde desta terça-feira, dia 11
Faltando pouco mais de 30 dias para o início da 12ª edição da AgroPonte, representantes das cooperativas da agricultura familiar estiveram reunidos com a organização do evento na tarde desta terça-feira, dia 11, no Paço Municipal Marcos Rovaris, para tratar detalhes sobre a feira, que acontece de 16 a 20 de agosto, no Pavilhão de Exposições José Ijair Conti, em Criciúma.
Neste ano, serão mais de 40 cooperativas e associações da agricultura familiar na feira. Hoje, eles receberam orientação da Vigilância Sanitária, da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e também dos organizadores do evento. “Neste ano, teremos novamente o seminário com o tema ‘Legalização da Rotulagem’, uma oportunidade muito boa para os agricultores aprenderem mais. Além disso, teremos a visita guiada, isso significa que vamos apresentar compradores para as cooperativas da agricultura”, explica Marcelo Pedroso, coordenador do programa de gestão de negócios e mercados do Sul catarinense da Epagri.
Pedroso ainda ressalta que as cooperativas possuem diversos segmentos. “São empreendimentos que trazem diversos produtos como panificados, queijos, embutidos, cachaça, artesanato e alimentação. Todos são do Sul de Santa Catarina”, comenta. O gerente regional da Epagri, engenheiro agrônomo Edson Borba Teixeira, ressalta a importância da agricultura familiar para o Sul de Santa Catarina. “A Epagri acredita muito nas cooperativas e, por isso, investe e também está ao lado dos empreendimentos. Temos recursos destinados para as inscrições, pois acreditamos no evento e também nas oportunidades de venda durante a feira. A AgroPonte é uma vitrine para a agricultura”, ressalta.
A diretora comercial da NossaCasa Feiras e Eventos e responsável pela organização da AgroPonte, Jaqueline Backes, destaca que a feira contará com novos espaços neste ano. “Criamos um ambiente que será inovação no agronegócio. O segundo andar do pavilhão vai ser transformado em agroinovação. Além disso, teremos empresas e startups relacionadas com inovação desse setor trazendo suas experiências e novidades do mercado”, afirma. A AgroPonte ainda contará com espaço denominado de ‘Mão na Massa’. “São setores que vão interagir com empresas que estarão expondo na própria feira. Isso traz uma união entre diversos setores, possibilitando conhecimento em outras áreas e, claro, experiência em mais setores”, analisa. “As empresas poderão trazer seus problemas e as pessoas envolvidas no espaço conversarão para buscar soluções”, acrescenta.
Ao longo dos cinco dias de feira, acontecerão diversas palestras. “Todas as palestras serão gratuitas e em breve vamos divulgar todos os temas e palestrantes. Faltam detalhes para encerrarmos a grade”, conta Jaqueline. Em 2023, serão 30 mil metros quadrados de AgroPonte com 280 expositores. “Estamos com 100% da área ocupada, sendo externa e interna do evento. É uma feira reconhecida em Santa Catarina, que a cada ano tem buscado evoluir e trazer novidades nos setores”, analisa.
Entrega de convites
Durante o encontro com as cooperativas da agricultura familiar, a organização da feira já entregou os convites para os expositores. “Serão distribuídos convites para que cada expositor consiga convidar clientes, fornecedores e possam também divulgar o evento”, frisa Jaqueline.
Área externa da feira
Por recomendação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a AgroPonte não contará neste ano com aves e pássaros em virtude da gripe aviária. “As abelhas continuam e como não teremos aves e pássaros, aumentamos outros setores de animais. Teremos 200 bovinos de alto, mais de 100 ovelhas, mais de 40 equinos, entre outros animais. Teremos gados de diversas regiões de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Preparamos uma infraestrutura diferenciada para acolher esses expositores”, conta o diretor da NossaCasa Feiras & Eventos e idealizador da AgroPonte, Willi Backes. A feira contará novamente com julgamento da raça Brahman. “Na arena, teremos julgamento da raça Brahman, sendo os animais mais populares do país”, pontua.