Unesc recebe jogos do Festival Anjos do Futsal
Competição movimentou o campus com a presença de 1,3 mil atletas
O campus da Unesc foi escolhido como uma das sedes do emocionante Festival do Projeto Anjos do Futsal, realizado nesse fim de semana (27 e 28/05). Ao longo desses dois dias, foram disputadas 75 partidas em seis ginásios de Criciúma, com a participação de aproximadamente 1,3 mil jovens atletas, provenientes de 26 núcleos e representando 22 cidades.
No desfecho do evento, as equipes sub-11 e sub-13 do núcleo de Cocal do Sul sagraram-se campeãs demonstrando todo o seu talento e dedicação. Além disso, o núcleo de Turvo conquistou o primeiro lugar na categoria sub-14, consolidando sua excelente performance. “O projeto Anjos do Futsal é um grande programa que possibilita aos jovens a prática esportiva, promovendo saúde, qualidade de vida, aprendizado, disciplina e oportunidades. Ficamos muito felizes em receber o Festival e ver a alegria destes garotos ao entrar em quadra”, mencionou a reitora, Luciane Bisognin Ceretta, enfatizando ainda que o apoio ao esporte é uma das bandeiras da Universidade.
Para o coordenador técnico, Jean Reis, a competição alcançou o objetivo desejado. “O primeiro destaque foi para a disciplina. Não tivemos nenhum lance mais ríspido, isso mostra os atletas se respeitando mutuamente e respeitando a arbitragem. Tudo transcorreu dentro dos conformes, com grandes jogos e muita disputa. Percebemos que há meninos com muita qualidade e com grande potencial. Sendo bem trabalhados, terão um futuro belíssimo dentro do esporte, dentro do futebol e do futsal”, avaliou.
Mais de 20 anos de atuação
Desde 2001, o projeto Anjos do Futsal incentiva a prática esportiva e transforma a vida de muitas crianças, com apoio contínuo da Unesc. A diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego, mencionou que a direção da Universidade Comunitária ficou feliz em sediar mais uma vez o Festival Anjos do Futsal. “Essa parceria maravilhosa que temos com a Anjo Tintas nos emociona a cada edição. Ao nos depararmos com o rostinho dessas crianças vibrando com uma energia tão positiva, percebemos que isso está em total sintonia com a essência da nossa Unesc, que tem o esporte como uma das bandeiras. Tanto a Universidade quanto a Anjo entendem a importância do esporte e o quanto ele pode transformar vidas. Estamos sempre de braços abertos para essa integração, para motivá-los a buscar seus sonhos. O esporte proporciona realização como atleta e também é uma escola de cidadania”, ressaltou Fernanda.
O presidente da Anjo Tintas, Filipe Colombo, destacou que o projeto é motivo de grande orgulho. “Ao longo desses 23 anos, mais de 14 mil crianças já foram beneficiadas por esse projeto. A parceria com a Unesc é fundamental para mantermos a continuidade dessa iniciativa. O alcance é impressionante, atualmente estamos atendendo mais de 1,3 mil crianças, e isso seria impossível sem as parcerias com a Universidade e as prefeituras. Estamos pintando e colorindo o futuro desses meninos, incentivando-os a sonhar em se tornar jogadores, mas acima de tudo, ensinando-lhes que eles podem se tornar cidadãos exemplares para a nossa sociedade por meio do futsal”, comentou.