Criciumense busca ajuda para realizar pedal contra o suicídio em Portugal
Serão 33 dias pedalando na europa para tratar sobre a prevenção do suicídio
Além de um meio de transporte, a bicicleta tem sido cada vez mais usada para promover saúde. Pensando nisso, o criciumense, Roberto Caldas, que atualmente reside em Portugal, é voluntário do grupo “Acolher Viver” e está promovendo um pedal em prol da vida, o “Bike For Life”. Serão 33 dias em cima de uma bicicleta, pedalando por diversas cidades, para tratar sobre a prevenção do suicídio.
A ideia do pedal surgiu de Roberto, após verificar a necessidade de falar sobre o assunto e mostrar para as pessoas que existem pontos de apoio no país. “Vou percorrendo dezenas de cidades, estimulando a sociedade a nos receber. Abrir um espaço em cada um dos municípios para que a gente faça uma conferência tratando sobre a prevenção do suicídio. Falando dos fatores de risco, pontos de atenção, onde buscar apoio, mostrando os pontos de ajuda aqui em Portugal”, explica o voluntário.
Quem realizará o pedal será o próprio Roberto que, por aproximadamente sete anos, foi voluntário no Centro de Valorização da Vida (CVV) de Criciúma. Para ele, a prevenção é uma questão que deve ser trabalhada com mais frequência, em todos os países.
“A situação de prevenção do suicídio não pode continuar sendo um eterno enxuga gelo, tratando da ugência e medicamento. Precisamos trabalhar nas causas profundas dos problemas emocionais das pessoas. É nesse sentido que o projeto Bike For Life, que estamos realizando aqui na Europa, junto com o projeto Acolher Viver, trabalha neste sentido” frisa.
O projeto é voluntário e busca ajuda financeira para realizar a ação. O valor arrecadado será usado em estadias, alimentação e despesas necessárias para concluir o objetivo do grupo. Para contribuir e acompanhar a missão, você pode acessar o Instagram do Acolher Viver, por meio deste link.