Notícias de Criciúma e Região

Saiba como será agendamento de grupos escolares para visitação ao Parque Astronômico de Criciúma

Em um mês de atividade, Parque Astronômico Albert Einstein E=mc² já recebeu 10 mil visitantes em Criciúma

Com a volta do ano letivo, diversas escolas do Sul catarinense já tem mostrado interesse em realizar visitação no Parque Astronômico Albert Einstein E=mc², em Criciúma. Um site está sendo desenvolvido pela Prefeitura de Criciúma para que o agendamento dos grupos seja realizado de forma online e prática. Além disso, será possível realizar as compras das entradas para o Planetário.

“Estamos nos organizando porque todos querem ir. Chama bastante a atenção e os professores em sala de aula conseguem trabalhar tanto anteriormente como posteriormente os conteúdos do currículo comum, depois indo ao parque vendo esses monumentos eles conseguem explorar mais. Assim já está tendo uma procura não somente de escolas da rede municipal, mas também de outras escolas, inclusive de outros municípios. Todo mundo quer saber quando vai começar os agendamentos”, comenta a coordenador de Matemática na Secretaria de Educação de Criciúma, Karine Luiz Calerari Mrotskoski. 

A previsão para o início dos agendamentos e lançamento do site é para o final deste mês e contará, também, com a possibilidade de compra do ingresso para o Planetário online. “Primeiro estamos criando uma página. O agendamento será eletrônico”, comenta o secretário de Educação, Celito Cardoso. “Estamos preocupados em atender bem, porque a demanda informal já nos impressiona. Vamos ver quando estruturar”, completa.

O Parque, atualmente, possui dois professores para atender os visitantes e um gestor. Eles irão atender os grupos escolares que serão limitados a 80 pessoas, que é a capacidade do Planetário, segundo o secretário. “Já agenda o dia, o horário (pelo site), tudo certinho. Não vai ter atropelo, nem como não ser atendido”, afirma o secretário.

Secretário de Educação, Celito Cardoso, explica como irá funcionar o agendamento no Parque – Foto: Lucas Colombo/Portal Litoral Sul

Inaugurado no dia 6 de janeiro, em um mês o Parque Astonômico recebeu 10 mil visitantes. “Escolares vamos atender até grupo de 80 pessoas que é o que cabe no planetário em uma sessão. Teremos horário extendido para os estudantes das 8h até as 17h e para o público maior todos os demais horários até as 21h. A partir do dia 15 (de fevereiro) todos os dias da semana. Atualmente é de quinta a domingo”, ressalta Celito.
Como funcionam as visitações hoje

O Parque Astronômico de Criciúma funciona todos os dias das 9h às 21h. O parque está localizado no Morro Cechinel, e suas práticas de observação nos telescópicos ocorrem de quinta-feira a domingo, das 20h às 21h. O local também conta com sessões guiadas no parque e em seu planetário digital que ocorrem de quinta-feira a domingo as 15h, 17h e 19h. O ingresso para participar das sessões no planetário custa R$ 10,00 por pessoa que, atualmente, é vendido no local.

Porém, crianças menores de seis anos, idosos e grupos de professores e alunos de escolas públicas municipais, estaduais e de creches não pagam. Já os professores e estudantes de escolas particulares de Criciúma, de escolas públicas e particulares de outros municípios e os universitários que desejam participar das sessões tem direito a meia entrada.

 

 

Leia Mais
“Cometa Verde” poderá ser visto pelo Parque Astronômico de Criciúma

 

 

Você também pode gostar