Notícias de Criciúma e Região

Como surgiu a expressão “Do arco-da-velha” e quem é a velha?

Atualmente utilizada para indicar que algo velho, do passado, muito antigo, a expressão “do arco-da-velha” originalmente indicava algo surpreendente, incrível, fantástico ou até espantoso. O que você ouve é que “são coisas do arco da velha”, e esta expressão também pode servir para qualificar uma história ou alguma coisa que é absurda, que não parece verdadeira. Agora me diz, você já se perguntou como surgiu essa expressão?

Por volta do século XIX, a expressão “arco da velha” servia para descrever o arco-íris, algo que já não é tão comum nos dias de hoje. E por que da velha? O que uma senhora idosa tem a ver com o bonito fenômeno meteorológico?

Uma das explicações por trás dessa expressão é que essa denominação foi criada graças à história bíblica de Noé, que segundo o livro do Gênesis logo após o dilúvio, Deus criou o arco-irís para demonstrar a sua aliança com o ser humano, e que não voltaria a enviar outro dilúvio dessa magnitude. Assim, na expressão “do arco da velha”, o termo “velha” representa a velha aliança que Deus firmou com o Homem. Por esse motivo o arco-irís também é conhecido como arco-da-aliança. Por isso, a expressão “do arco da velha” não quer dizer, originalmente, que algo é antigo, mas que é fantástico, incrível.

Quanto ao sentido de coisa inverossímil, fantástica, bem – mesmo que se deixe de lado a própria história de Noé, o arco-íris, com sua beleza impalpável e fugaz, sempre se cercou de fabulações delirantes, do pote de ouro à mudança instantânea de sexo.

Mas, existe uma explicação alternativa para a origem desta expressão, que diz que originalmente ela seria “arca da velha” e não “arco da velha”. Isto porque “arco” tem muitos sentidos e um deles é “baú, arca”, e  senhoras idosas tinham o hábito de guardar seus pertences, algumas relíquias, coisas verdadeiramente incríveis, espantosas, nas suas arcas. Uma história do arco-da-velha seria, assim, apenas tirada “do baú da anciã”, quem sabe “da bruxa”. A palavra “carochinha”, também usada nesse papel, veio de “carocha”, regionalismo português que quer dizer “mulher velha, feiticeira”. Daí o sentido de velho; antigo.

Entre a Bíblia e o paganismo, o arco-da-velha balança. E o bacana da etimologia, embora seja também meio desconcertante, é que as duas interpretações podem ter contribuído ao longo do tempo para o sucesso do expressão.

Espero que tenha gostado, muito obrigada pela leitura até aqui, e semana que vem tem mais! Siga-me nas redes sociais:
TikTok
Instagram
Twitter 

Você também pode gostar