Baleia segue lutando pela vida em Jaguaruna
Animal encalhou na manhã dessa quarta-feira, dia 5
Com cerca de 11 metros, a baleia Jubarte que encalhou em Balneário Esplanada em Jaguaruna segue lutando pela vida nesta quinta-feira, dia 6. Era por volta das 9 horas de quarta-feira, dia 5, quando o animal foi encontrado na praia por moradores.
“Primeira vez que vejo. Até uma vergonha deixar o bicho desde ontem aí esperneando para tirar hoje. Vai tirar o que? Ela estava lá dentro até uma nadadeira está machucada. Nós até tentamos auxiliar ontem, mas não dá. É muito pesada”, conta o morador e pescador, Roque Júnior Pereira que mora há 6 anos em Esplanada.
Na manhã desta quinta-feira, ele era um dos moradores que acompanhavam a baleia. O animal tem chamado a atenção de diversos curiosos que chegam para observar a cena. Muitos fazem vídeos e fotos.
Equipes que compõe o protocolo de Encalhes da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca (APABF) devem monitorar a saúde da baleia pela manhã. Já a tarde, deve ser realizada mais uma tentativa de desencalhe do animal da orla. No período da manhã isso não é possível devido a maré baixa.
O protocolo de encalhe de baleia é formado pela APA da Baleia Franca/ICMBio, Instituto Australis, Associação R3 Animal, UDESC, Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski, da UNESC, Corpo de Bombeiros, Capitania dos Portos e a Policia Militar Ambiental.
Leia mais: