Notícias de Criciúma e Região

Alerta máximo: Sul pode registrar alto volume de chuva e ventos de 100km/h devido a ciclone

Em novo alerta, Defesa Civil classifica o Litoral Sul como área de muito alto risco para alagamentos, deslizamentos e enxurradas entre esta terça-feira, dia 9, e quarta-feira, dia 10

A formação de um Ciclone Extratropical em Santa Catarina pode ocasionar acumulados de mais de 200mm de chuva entre esta terça-feira, dia 9 e quarta-feira, dia 10, no Sul catarinense. Além do alto volume de chuva, estão previstas rajadas de vento que podem chegar a 100km/h na região, especialmente, na quarta.

O cenário é preoucupante e, por isso, a Defesa Civil de Santa Catarina nesta segunda-feira, dia 8, emitiu um novo alerta e elevou o risco de alto para muito alto para que ocorram ocorrências como alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações no Litoral Sul.

“De maneira bem localizada existe a possibilidade do Sul de SC registrar esse indíces de chuva. Pior, associado à este evento, teremos rajadas de vento que poderão provocar destelhamentos. Ainda ocorrerá a elevação das marés, que poderá levar a erosões costeiras, inundações e alagamentos nas áres baixas das bacias hidrográficas do Sul devido a dificuldade de escoamento dos rios”, alerta o coordenador Regional da Defesa Civil na Amrec, Rosinei de Oliveira. Veja os alertas:

 

 

 

Defesa Civil inicia mobilização no Sul

Devido a previsão preocupante, a Defesa Civil de SC já está se mobilizando e alertando para que sejam preparadas as equipes de resposta. Bem como já está sendo mobilizado o Grupo de Ações Coordenadas (GRAC) composto por Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, secretarias municipais, Samus, Casan, Celesc, entre outros órgãos.

“Nós da Defesa Civil de Santa Catarina já estamos mobilizando prefeitos e coordenadores municipais, ativando o nível de Alerta para Preparação das equipes de resposta, todas as organizações que se incluem no GRAC, como polícias, bombeiros, secretarias municipais, samus, casan, celesc, entre outros”, comenta Rosinei. “A População deve ficar atenta aos avisos e alertas da Defesa Civil”, reforça.

Em caso de ocorrências ligue 199 (Defesa Civil) ou 193 (Corpo de Bombeiros). Veja algumas recomendações:

Você também pode gostar