Notícias de Criciúma e Região

Alagamentos continuam e 20 famílias seguem desabrigadas em Araranguá

Alagamentos nos bairros Barranca e Baixadinha seguem em alguns pontos e cerca de 20 famílias ainda aguarda para retornar as casas em Araranguá

Ao menos seis famílias já poderão retornar para as casas na manhã deste sábado, dia 7, em Araranguá. Essa famílias estavam alojadas no ginásio Padre Ézio Jully, onde cerca de 20 famílias seguem desabrigadas. Elas aguardam as águas baixarem, já que o bairro Barranca e Baixadinha ainda registram pontos de alagamento.

📲 Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

“Tem muito água nas casas. Estamos distribuindo kits de limpeza para as pessoas que estão voltando. As equipes do Samae e Secretaria de Obras, também, estão limpando e recolhendo os móveis perdidos nos pontos que já não estão mais alagados na Barranca, que foi o mais atingido”, conta o coordenador da Defesa Civil de Araranguá, Emerson Almeida.

No total, 27 famílias, cerca de 98 pessoas, foram desabrigadas pelos alagamentos provocados pelo transbordamento do rio Araranguá. Esse número poderia ter sido maior, segundo o coordenador da Defesa Civil, se não tivesse sido aberto um canal emergencial em Morro dos Conventos, próximo a barra.

“Ficamos, assim, com dois pontos de escoamento do rio: a barra e o canal. Abrimos ele com três, quatro metros e com a força da água ele já está em 20 metros. Depois ele irá se fechar naturalmente. Se não fosse isso, nossa senhora. A barra normal já está com 150 metros, que a força da água vai alargando”, destaca Almeida.

A previsão é que nesta segunda-feira, dia 9, as águas baixem completamente e todas as famílias possam retornar as casas. “O rio já baixou bastante. A questão é que ele transbordou e em alguns casos a água entrou por trás, pelas granjas de arroz, aí demora mais para sair”, explica o coordenador da Defesa Civil

Canal emergencial foi aberto em Morro dos Coventos com três metros e força das águas do rio Araranguá já o alargaram para 20 metros- Vídeo: Divulgação/Defesa Civil

Rodovia entre Meleiro e Araranguá é liberada para o tráfego

Após o ponto de alagamento baixar o nível de água, a SC-447 que liga Araranguá e Meleiro foi liberada para o tráfego de veículos. A recomendação é que se transite com cautela pelo local.

Tráfego na SC-447 já está liberado entre Araranguá e Meleiro – Foto: Reprodução

 

Cinco municípios do Sul decretam emergência

Devido aos alagamentos ocorridos pelas chuvas, Araranguá foi um dos cinco municípios do Sul catarinense a decretar situação de emergência. Além da cidade das avenidas, Tubarão, Orleans, Forquilhinha e Maracajá fizeram o mesmo.

No total, 22 municípios decretaram situação de emergência em Santa Catarina. Tubarão foi o mais atingido do Estado e chegou a registrar 850 pessoas desabrigadas devido aos alagamentos provocados pelo trasnbordamento do rio Tubarão.

Leia Mais
Chuvas: doações chegam e Prefeitura faz campanha em Tubarão
Fotos mostram resgate de cachorros ilhados em Morro da Fumaça
Obra emergencial e 100 pessoas seguem desabrigadas em Tubarão

Risco de geada e sol: veja a previsão do tempo para este sábado

Você também pode gostar