Notícias de Criciúma e Região

Obra emergencial e 100 pessoas seguem desabrigadas em Tubarão

Uma obra emergencial foi realizada no início da noite desta sexta-feira, dia 6, para melhorar o escoamento das águas em alguns bairros alagados e 100 pessoas seguem desabrigadas

Cerca de 100 pessoas seguem desabrigadas em Tubarão. Diversos bairros foram afetados durante as cheias do Rio Tubarão e o número de desabrigados chegou a 850 pessoas entre quarta-feira, dia 4, e quinta-feira, dia 5. A Defesa Civil está fazendo um levantamento dos locais que seguem alagados neste momento.

📲 Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

Uma obra emergencial foi realizada no final da noite desta sexta-feira, dia 6. Após diversos questionamentos da população, a Prefeitura de Tubarão concluiu a abertura de um canal emergencial em busca de escoar as águas de bairros afetados para o Rio Capivari. Assim, a água escoa neste momento por uma galeria sob a BR-101, em uma área pertencente à Diamante Energia diretamente para o rio no trecho após a ponte.

 

Desta forma, as águas que trouxeram alagamentos para os bairros São Martinho e Vila Esperança escoam diretamente para um ponto com vazão normal do Rio Capivari. A decisão de abrir o canal gerou muitos questionamentos e revolta de parte da população com medo de que o Rio Capivari transbordasse ao receber essas águas.

Por isso, o prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli, divulgou um vídeo garantindo que isso não iria ocorrer, bem como a Defesa Civil emitiu um documento atestando que não existia essa possibilidade.

“A decisão pela abertura é para acelerar o processo de escoamento dessa água que não vai implicar na elevação do nível do rio Capivari porque ele está mais baixo”, diz o prefeito. Confira o vídeo:

O trabalho foi realizado pela secretaria de Infraestrutura e idealizado em conjunto com a CCR Via Costeira, concessionária da BR-101, e a própria Diamante Energia.

Cerca de 100 pessoas seguem desabrigadas

Em relação às famílias atingidas e que se viram obrigadas a deixar suas casas em virtude das águas, no início da noite desta sexta-feira, dia 7, existiam 26 pessoas abrigadas na Igreja Verdade Que Liberta (Vila Moema), outras 100 no Salão Paroquial da Igreja Matriz do bairro Morrotes, mais 18 no Salão Paroquial da Igreja de São Martinho e ainda 30 pessoas alojadas no Salão Paroquial da Igreja do Bom Pastor. No início da manhã deste sábado, dia 7, a Defesa Civil atualizou os dados e o número de pessoas desabrigadas neste momento é de 100.

Tubarão chegou a registrar o número de 850 pessoas desabrigadas devido aos alagamentos que ocorreram na cidade. Fora os desalojados, que a Defesa Civil não tem como mensurar. Desalojados, são pessoas que saíram de casa para fugir dos alagamentos e foram para casas de amigos, parentes, entre outros.

“Diante desse cenário vale destacar que não tivemos nenhum dano humano, nenhuma morte”, ressalta o coodenador da Defesa Civil na região de Tubarão, Anderson Cardoso.

Comunidades devem deixar registro de água fechado

Moradores dos bairros Guarda Margem Direita, Guarda Margem Esquerda e KM 63 devem manter seus registros de água fechados pelo menos até a 1 hora da madrugada deste sábado, dia 7.

Essa medida se deve ao fato de técnicos da Tubarão Saneamento realizarem trabalhos de recomposição da rede de distribuição destas localidades. Por isso, é fundamental que as pessoas mantenham os registros fechados no mínimo até este horário, para um melhor resultado do serviço.

Consumo consciente de água

A Agência Reguladora de Tubarão solicita aos moradores que, mais do que nunca, tenham bom senso ao utilizar a água neste momento, de modo a evitar ao máximo o desperdício nesta fase pós cheia do Rio Tubarão, quando a captação e reabastecimento ficam comprometidos.

Evite lavar carros, calçadas, quintais banhos demorados e etc. A água é um bem indispensável, e escasso. Tenha consciência e ninguém ficará sem ser abastecido.

Doações são recolhidas para atingidos pelas chuvas

Uma grande corrente de solidariedade se formou na cidade para ajudar as famílias atingidas pelas chuvas e pela cheia do Rio Tubarão. Não de dentro da própria cidade, mas também de fora. Para atender a esta demanda, e receber as doações, a Fundação Municipal de Desenvolvimento Social (FMDS) montou uma escala de trabalho para este final de semana, quando a Arena Multiuso Prefeito Estêner Soratto da Silva estará aberta, tanto neste sábado, dia 7, quanto no domingo, dia 8, das 9 às 17 horas, recebendo os donativos.

Além da Arena, haverá recepção de doações também na sede da FMDS, localizada na Casa da Cidadania, no Centro, no mesmo horário, tanto no sábado quanto no domingo, das 9 às 17 horas. Outras informações sobre as doações, utilize os telefones (48) 3906-1036 e 3906-1037.

Além destes números, as equipes estarão de plantão nos telefones (48) 98808-3034, 98811-6647 e 98813-2761.

 

 

 

Você também pode gostar