Notícias de Criciúma e Região

Apenas 32% das crianças foram vacinadas contra Covid em Criciúma

Conforme a Secretaria de Saúde ainda faltam 12 mil crianças a receber a dose

Apenas 32% das crianças de cinco a 11 anos de idade de Criciúma foram levadas até as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Criciúma para tomar a vacina contra a Covid-19. A informação é do secretário de Saúde do município, Acélio Casagrande. Desde o dia 18 de janeiro, quando começou a vacinação pediátrica no município até o momento, seis mil crianças foram imunizadas, ainda faltam 12 mil receber a dose.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

“O que mais me deixou triste foram as influências de pessoas que se acham entendidas sobre o assunto e acabam direcionando outras para o caminho errado. Muitas delas dizendo que não era para vacinar, falando ser apenas uma “gripezinha”, e isso prejudicou o processo. O Governo Federal fez uma ação muito boa em distribuir recursos para os municípios para o enfretamento da Covid, e errou quando começou a falar e desestimular as vacinas e os cuidados”, lamenta o secretário.

Índices de vacinação em SC

Dados da Secretaria de Saúde do Estado dão conta que com a disseminação da variante Ômicron em todo o estado a partir de janeiro de 2022, o número de casos ativos aumentou de 4.508 em 1º de janeiro para 80.251 em 29 de janeiro. Desde então, o total de casos ativos passou a diminuir. Os dados também mostram uma queda significativa na média de óbitos nos últimos dias – 1º de março até a última quinta-feira, 17. Após alcançarem a média de 32 óbitos semanais em 4 de fevereiro, o número vem reduzindo por seis semanas consecutivas, com pouco mais de seis mortes por Covid-19 ocorridas nos últimos 7 dias.

Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom

O secretário da Saúde André Motta Ribeiro, considera que boa parte dessa redução deve ser creditada aos índices de vacinação registrados em Santa Catarina. “Foram aproximadamente 14 milhões de doses aplicadas em pouco mais de um ano da maior Campanha da história. A cobertura da população vacinável com o esquema primário completo já alcançou os 83%, segundo dados do Vacinômetro de Santa Catarina e do Ministério da Saúde”, disse ele. E completa. “Ainda é necessário avançar mais nas coberturas da dose de reforço, que ainda alcança pouco mais de 37% de cobertura na população acima de 18 anos”.

Ainda segundo ele, com a redução nos índices de casos ativos e mortes por Covid-19, aliados ao alcance da cobertura vacinal em todo o estado, foi possível promover com segurança a abertura de setores da economia, ao mesmo tempo que foi possível reduzir as regras sanitárias, promovendo a desobrigatoriedade do uso de máscaras que continua com seu uso recomendado para situações específicas. “A vacina é o que nos faz efetivamente deixar a pandemia para trás, por isso é fundamental para todos retornarem aos postos para receberem a dose de reforço”, destaca o secretário.

 

 

 

 

 

Você também pode gostar