Notícias de Criciúma e Região

Trilha e rafting em Santo Amaro da Imperatriz

Em Santo Amaro da Imperatriz, na Grande Florianópolis, encontramos a mais famosa cachoeira da cidade: a Cachoeira do Rio Vermelho, que fica no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro e tem uma trilha maravilhosa que nos leva a essa beleza. Não se trata de uma grande queda d’ água, lá a água escorre por um paredão de pedras – mais de 50 metros – de forma delicada e ao mesmo tempo imponente. Ao todo são três quedas e a trilha principal leva até a maior e mais alta. E o nome? A origem do nome é por conta do tom avermelhado que a água toma por causa da incidência de luz nas rochas, portanto conhecida como Cachoeira do Rio Vermelho.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

Mas primeiro vamos conhecer um pouco mais sobre a região de Santo Amaro da Imperatriz.

Sabia que Santo Amaro da Imperatriz é famosa por suas fontes de águas termais, com propriedades terapêuticas semelhantes às das melhores estâncias termais do mundo. Mas o município tem muitos outros encantos. Região montanhosa, cortada por rios e cachoeiras, possui 63% de seu território coberto por Mata Atlântica. Destino ideal para quem deseja se aventurar em meio a paisagens naturais preservadas, praticando voo livre, rafting, rapel, canoagem e outros esportes ao ar livre; ou para quem quer simplesmente relaxar nos confortáveis resorts e hotéis da cidade.

A Prefeitura de Santa Amaro da Imperatriz destaca as seguintes as atividades que podemos desfrutar na cidade:

Ecoturismo e Esportes de Aventura
Voo Livre, Paraquedismo e Planador
Trekking, Canyoning, Rapel, Cascading e Tirolesa
Observação de aves
Rafting e Canoagem
Pesca
Mountain Biking e Cicloturismo
Estâncias Termais
Turismo Religioso
Celebrações Religiosas
Celebrações Religiosas
Eventos
Celebrações Religiosas
Festas Típicas
Feiras Agropecuárias, Industriais e Eventos de Negócios
Celebrações Religiosas
Compras
Artesanato
Praia e Natureza
Cachoeiras, lagoas e outros recantos naturais
Gastronomia
Alambiques
Rota das Cervejas

E já que nossa trilha está no Parque Estatual da Serra do Tabuleiro, vale a pena aprender um pouco mais dessa biodiversidade classificada. O Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, maior unidade de conservação de proteção integral do Estado, foi criado em 1975, com base nos estudos dos botânicos Pe. Raulino Reitz e Roberto Miguel Klein, com o objetivo de proteger a rica biodiversidade da região e os mananciais hídricos que abastecem as cidades da Grande Florianópolis e do Sul do Estado.

O Parque Estadual da Serra do Tabuleiro ocupa cerca de 1% do território catarinense. Abrange áreas dos municípios de Florianópolis, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, Águas Mornas, São Bonifácio, São Martinho, Imaruí, Paulo Lopes e Garopaba. Fazem parte do Parque as ilhas do Siriú, dos Cardos, do Largo, do Andrade e do Coral, e os arquipélagos das Três Irmãs e Moleques do Sul.

O nome da Unidade de Conservação é emprestado de uma das serras da área do Parque que possui um cume de formato tabular, bastante visível da região de Florianópolis: a Serra do Tabuleiro.

Localizado em uma região estratégica, única e muito especial da Mata Atlântica, o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro possui uma ampla diversidade de habitats. Cinco das seis grandes formações vegetais do bioma Mata Atlântica encontradas no Estado estão representadas no Parque. Por essa razão, ele abriga uma biodiversidade ainda maior que seus 84.130 hectares poderiam sugerir.

E claro, para quem gosta de cachoeira, a Cachoeira do Rio Vermelho é um lugar obrigatório para visitar dentro de Santo Amaro da Imperatriz.

De acordo com o pesquisador Luiz Henrique Fragoas Pimenta, doutor em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) que é um dos gestores do Parque Estatual da Serra do Tabuleiro, o Rio Vermelho tem suas nascentes na serra do Cambirela, acima dos 1000 metros de altitude. O salto tem grande valor científico, educativo e turístico, mas precisa ser bem cuidado. “A principal ameaça é o uso turístico sem regulamento que impacta com o lixo, e traz transtornos pela ocorrência de acidentes com visitantes”.

Sobre a atividade de caminhada, primeiro deve-se saber que o acesso é difícil por isso que recomendamos conhecer com alguém que já saiba encontrar a trilha.

É uma trilha que leva em torno de uma hora caminhando por mata fechada com subidas e alguns pontos com auxílio de cordas, vale muito a pena a conhecer, a trilha passa por uma propriedade particular que deve-se sempre consultar os proprietários para fazer a visita.

É uma das cachoeiras mais lindas da região, cada metro subido será recompensado pela beleza da cachoeira, a natureza foi muito bondosa com este local, que é um poço grande para nadar, o sol bate a maior parte do dia.

A cachoeira pode ser descrita como um grande paredão com água escorrendo, ótimo visual, com um grande e profundo poço, cheio de espaço para nadar e andando pelas rochas dá pra avistar a queda de baixo.

Todavia, há de se tomar grandes cuidados, principalmente em dias chuvosos, onde a trilha fica mais dificultosa e a cachoeira mais própria a acidentes.

A distância é cerca de 4 km, com ganho de elevação de cerca de 300m, a trilha é considerada de esforço físico fácil e algumas dificuldades técnicas por questões do auxílio de cordas. Então é uma boa trilha para os iniciantes querendo já entrar para as trilhas de dificuldades moderadas.

Se estiver passando por Santo Amaro da Imperatriz, depois dessa trilha maravilhosa, também tem a opção de fazer os conhecidos Rafting da região.

Em um cenário exuberante entre montanhas cobertas de vegetação atlântica, é possível avistar diversas espécies de aves e, às vezes, animais como cutias, lontras, lagartos, capivaras e as vaquitas comuns, mas não menos elegantes!

Esta atividade pode ser feita de acordo com o seu perfil, com mais ou menos adrenalina. A media de duração é 2 horas em um trajeto de 3,5 kilômetros, e os valores são cerca de  R$ 100,00 por pessoa, pode praticar crianças a partir de 12 anos dependendo do nível do rio, jovens, adultos e idosos. E para os mais aventureiros, dizem que ainda melhor em dias de chuva. E para os mais zelosos sabiam que não precisa de treinamento prévio ou até mesmo saber nadar.

O Sul em Trilhas está convocando os trilheiros e trilheiras para passar o dia aproveitando para se aventurar em Santo Amaro da Imperatriz no dia 02/04, no sábado. A proposta é visitar a trilha pela parte da manhã e como opcional a prática do Rafting pela parte da tarde. A inscrição está no seguinte link: https://forms.gle/mi32ppCid72jbh4X8

Também pode-se encontrar mais informações no instagram do Sul em Trilhas com em contato com nossa condutora Jú: 48 9961-5061.

Venha conhecer as maravilhas da nossa região e fazer o sul em trilhas com a gente !

 

 

Referências

https://www.ima.sc.gov.br/index.php/biodiversidade/unidades-de-conservacao/parque-estadual-da-serra-do-tabuleiro.

http://www.santoamaro.sc.gov.br/

https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/verao/2020/noticia/2020/02/06/cachoeira-em-santo-amaro-da-imperatriz-reserva-beleza-e-aventura.ghtml

 

Você também pode gostar