Desenvolvimento: Urussanga busca expandir pacto com cidade italiana
Comissão foi constituída para organizar a renovação e a programação do 30º aniversário do gemellaggio entre Urussanga e Longarone (ITA)
Amizade, cultura e desenvolvimento. Esses serão os eixos que irão nortear o trabalho da comissão organizadora para comemoração do 30º aniversário do gemellaggio entre Urussanga e Longarone, na Itália. Os membros da comissão foram apresentados à imprensa e efetivados na manhã desta quarta-feira, dia 2, através de decreto do prefeito interino de Urussanga, Jair Nandi.
“Nós resolvemos constituir duas comissões esse ano, uma para organizar e realizar a festa do vinho e essa também do gemellagio porque entendemos que são dois eventos importantes. Festa do vinho vende a cidade, a marca Urussanga. O ano que temos gemellaggio não temos a festa Ritorno Alle Origini”, explica o prefeito.
Segundo ele, o acordo entre as duas cidades já trouxe muitos frutos para Urussanga, mas precisa avançar. “Deu muito resultado, potencializou, por exemplo, a realização da cidadania italiana, permitindo que as pessoas fossem visitar e trabalhar na europa. Um intercâmbio cultural, reforçou as nossas raízes criando um elo Itália-Brasil, mais especificamente as duas cidades coirmãs. Esse pacto se renova a cada cinco anos e a ideia é darmos autonomia e liberdade para a comissão trabalhar”, ressalta o prefeito.
Ver esta publicação no Instagram
Reforço na parceria em busca do desenvolvimento
Um dos principais eixos que será trabalhado nesta renovação do gemellagio é o desenvolvimento. Uma discussão será realizada com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Urussanga e Associação Comercial e Industrial de Urussanga (ACIU) em busca do que poderá ser realizado de parcerias com Longarone, neste quesito. As entidades, também, fazem parte da comissão organizadora.
“Nós teremos o desafio de fazer não somente a comemoração dos 30 anos, mas marcar o antes e o após os 30 anos. Fazer com que o pacto traga mais frutos, que os urussanguenses e o povo de Longarone desfrutem disso. Ultrapassar a questão da amizade. Vamos trabalhar nos eixos amizade, cultura e desenvolvimento, mas vamos focar principalmente no desenvolvimento. Temos muito o que buscar com nossos irmãos italianos que abrem não só a porta de Longarone, mas de toda a Itália e Europa”, projeta o presidente da Comissão, Luiz Antônio Fabro.
Um passo importante, segundo o prefeito, que deverá aproximar ainda mais as duas cidades e possibilitar a troca de tecnologias. “Sabemos que o gemellaggio potencializou a realização da cidadania italiana e permitiu que o urussanguense fosse a Itália, fosse a Alemanha trabalhar, gerasse riqueza e investisse em nossa cidade. Porém sabemos que podemos aproveitar e canalizar isso voltado a novas tecnologias, trazer investimento, trazer turistas para Urussanga. Essa é a ideia”, explica Nandi.
Fator este, elogiado pelo presidente da Câmara de Vereadores de Urussanga, Elson Roberto Ramos, que, também, fará parte da comissão organizadora do 30º aniversário do gemellaggio.
“Acho que o gemellaggio foi lapidado a cada ano e tem muito para crescer. Quanto mais rápido crescer, melhor para o município. Quando é falado em desenvolvimento, é muito importante. Antes se falava em festa e vinho e o desenvolvimento não. Acho que isso vai ser uma inovação”, destacou o vereador. “Que possamos fazer um excelente trabalho. Que possamos conseguir não só uma festa, mas também a questão produtiva que traga frutos para nós”, completou o presitende da ACIU e membro da Comissão, Gialdino da Luz.
Parcerias
Neste sentido, a Comissão já está se mobilizando em busca de parcerias. “O desafio é grande. Já estamos buscando parceria com a Unesc, com a reitora Luciane Ceretta, que a Unesc tem um Departamento de Relações Internacionais. Vamos buscar a Assembleia Legislativa que tem uma coordenação de relações institucionais com o exterior e a própria Câmara Federal que tem uma frente parlamentar Brasil-Itália. Queremos transcender os limites de Urussanga”, explica o presidente da Comissão.
Programação será discutida
A comissão organizadora é formada pro representantes da Prefeitura, CDL, ACIU, Entidades Culturais, Educação e Câmara de Vereadores. Oficialmente instituída nesta quarta-feira, dia 2, agora iniciam as discussões para definir a programação da renovação e comemoração do pacto entre Urussanga e a cidade italiana.
O único evento já marcado é a Sessão Solene da Câmara de Vereadores que deverá ocorrer no dia 26 de maio. Dia em que Urussanga irá completar 144 anos de fundação. Durante a Sessão será assinada a renovação do gemellaggio.
“Na reunião com as entidades culturais surgiram várias opções. Temos a opção de fazer um seminário para debater o que aconteceu até agora e o que podemos fazer daqui para frente. Surgiu a ideia, também, de buscar as comunidades que ainda tem uma ligação mais forte com o dialeto italiano para mostrar isso. Nós pensamos também em envolver a CDL e ACIU para discutir com nossos comerciantes e indústria o tipo de trabalho que podemos fazer pensando em globalização, Europa e economia”, pontua o presidente da Comissão.
Educação
Um dos pontos, além do desenvolvimento, que devem ser fortalecidos é a educação. “Queremos inserir nas disciplinas e currículos das escolas o assunto gemellaggio, Urussanga-Longarone, Itália e Brasil. Para que isso se mantenha vivo. Esse é o nosso maior desafio. Estamos falando de 30 anos. Muitas crianças que hoje tem 20 anos, não sabem do que se trata o gemellaggio”, destaca Fabro.
A presidente da Associação Amici di Longaroni, vice-presidente da CDL e membra da Comissão, Scheila Zomer Bosa, lembrou que foi na escola e, através do gemellaggio, que conheceu e se encantou com as raízes italianas.
“Lembro que estava na escola quando foi assinado em 1992 o gemellaggio. Isso fez com que eu quisesse fazer parte daquilo. Me interessasse pela cultura italiana, foi onde fui aprender italiano, fiz parte do coral, entre outros”, destaca.
Uma comitiva da cidade de Longarone irá participar das comemorações. “Eles estão vendo se conseguirão vir de forma presencial devido a pandemia da Covid-19 ou não. Caso não consigam vamos nos preparar para que eles participem de forma remota”, explica o presidente da Comissão. “Lembrando que eles já comemoraram os 30 anos de gemellaggio em outubro do ano passado. Já que o acordo foi assinado em outubro de 1991 lá e aqui em 1992”, completa Fabro.
Veja quem compõe a comissão organizadora:
- Presidente- Luiz Antonio Fabro – Representa o Prefeito Municipal
- Vice-presidente- Scheila Zomer Borba – Representa a CDL – Presidente da Associação Amici di Longaroni
- 1º Secretário – Eduardo Cechinel Bonetti- Representa as Entidades Culturais – Presidente da Associação Trevisani nel Mondo e Presidente do Comitê dos Italianos no Exterior (COMITES)
- 2 º Secretário- Rosana Alves de Costa – Representa a Educação – Diretora da Escola Municipal Vereador Rosalino Damiani
- 1º Tesoureiro – Gialdino da Luz- Representa a ACIU e preside a entidade
- 2º Tesoureiro – Elson Roberto Ramos – Representa o Legislativo- presidente da Câmara de Vereadores de Urussanga