Vídeo: Redemoinho assusta trabalhadores em Criciúma
Fenômeno foi registrado na terça-feira, dia 25
Mais um dust devil apareceu nesta terça-feira, dia 25, no bairro Verdinho, em Criciúma. Mario Rabelo estava trabalhando junto com o colega quando percebeu uma movimentação diferente do vento. “A gente olhou pra traz e viu as cascas de milho voando num movimento atípico, quando chegamos perto, chegou a dar um medo”, afirmou.
Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular.Clique aqui.
De acordo com Rabelo, o fenômeno durou quase quatro minutos, percorrendo um curto caminho, mas com uma força impressionante. “Nós ficamos acompanhando, chegou a levantar um pallet e cascas de arvores”, conta.
Segundo meteorologista Piter Scheuer, trata-se de um dust devil, que é um redemoinho de vento que se forma quando há baixos valores de humidade relativa do ar em conjunto com as altas temperaturas. “Isso cria uma zona de baixa pressão em superfície. E como tem uma diferença de ventos, faz com que a atmosfera fique rotatória, formando o redemoinho” explicou.
Apesar de muitas pessoas chamarem de tornado, o doutor em física, Marcelo Girardi Schappo, explica que este não é o caso. Os tornados são muito mais intensos e possuem ventos mais destrutivos. Já os redemoinhos são fenômenos de pequena escala. “Num dia muito quente, o ar próximo ao solo também fica bastante aquecido, ficando menos denso que o ar mais frio. E como a gente sabe, o que é mais denso tende a subir. Quando o ar quente sobe, encontra a corrente natural do vento, fazendo esse efeito de rotação”, disse. Shcappo diz ainda que esses fenômenos raramente provocam algum tipo de destruição e podem acontecer principalmente durante as queimadas.