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Sabia que a designer que criou famoso logo da Nike ganhou $35? Conheça essa e outras curiosidades da tradicional empresa

A Nike é uma marca consolidada há muitos anos e em vários países. Ela ganhou admiradores no mundo inteiro e é referência quando se trata de roupas, calçados e acessórios esportivos. No entanto, pouco sabemos sobre os detalhes desse gigante dos esportes. Você provavelmente conhece a marca, mas será que já ouviu falar nas curiosidades sobre a companhia? Conheça na coluna de hoje algumas curiosidades reveladoras sobre a Nike.

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No início tinha outro nome

O primeiro nome da marca foi Blue Ribbon Sports. Ela foi fundada pelo atleta Phil Knight e seu treinador, Bill Bowerman, com o objetivo de oferecer calçados mais leves e confortáveis aos atletas. Isso foi em 1964. Pouco mais de dois anos depois, abriram sua primeira loja, em Santa Mônica.

 

O famoso logotipo é baseado nas asas da deusa Nice

Imagine que você criou um dos logos mais famosos e bem-sucedidos do mundo. Você deve ter se imaginado imediatamente milionário, certo? Mas não foi o caso da designer americana Carolyn Davidson, responsável por criar o icônico logo da Nike.

Inicialmente, ela só recebeu 35 dólares pelo trabalho. A fama e o reconhecimento só vieram tempos depois. E a Nike não gastou milhões de dólares e muitos meses pensando no logo perfeito. Tudo foi trabalho de uma única pessoa e algumas horas.

Em 1971, antes que o nome da empresa mudasse, quando ainda era Blue Ribbon Sports, a jovem Carolyn era uma estudante de design gráfico da Portland State University. Ela conheceu, então, Phil Knight, um professor assistente da universidade que estava criando uma nova companhia de tênis esportivos e precisava do seu logo. Essa empresa viria a ser a Nike. Phil pagou dois dólares por hora para a jovem estudante desenhar a marca do seu negócio.

Carolyn veio com a ideia do Nike Swoosh, a marca de “checado” ou “correto” que indicava movimento e velocidade. Também parecia uma asa, que remetia à deusa grega Nike, a deusa da vitória. Ela mostrou cinco projetos, mas o escolhido foi o inspirado pelas asas da deusa grega Nice, que ela gastou apenas 17 horas e meia no projeto, e recebeu 35 dólares. Ainda demoraria alguns anos para que todos percebessem o quanto aquele simples símbolo representaria para a história do design e do marketing.

Mais tarde, em 1983, a sua contribuição essencial para a Nike foi reconhecida: ganhou uma festa surpresa em sua homenagem. Ela ainda recebeu 500 ações da empresa e foi presenteada com símbolos da marca em forma de chocolate e um anel de ouro e diamantes que trazia, claro, o Nike Swoosh.

 

Seu nome tem ligação com uma deusa grega

Em 30 de maio de 1971, a empresa mudou seu nome finalmente para Nike, inspirada na deusa grega Nice, que personificava a vitória. A ideia foi de um funcionário da empresa, pouco antes de Phil Knight patentear a marca como “Dimension Six”.

 

O primeiro par de tênis de corrida foi inspirado em um waffle

A ideia do primeiro par de tênis da Nike para corridas nasceu no café da manhã de um dos co-fundadores da marca, Bill Bowerman. Era 1970, e o treinador estava focado na criação de um tênis adequado para corrida quando decidiu desenvolvê-lo baseado em um Waffle.

O slogan é inspirado na frase de um prisioneiro

Dan Wieden, anunciante da Wieden + Kennedy que criou o slogan de sucesso Just Do It em 1988, contou em uma entrevista que, quando pensava em possíveis frases, veio à mente as palavras de Gary Gilmore, um condenado à pena de morte em Portland, cuja última frase dita foi: “Vamos fazer”.

Os Beatles ajudaram a marca a ganhar milhões de dólares

Uma propaganda da Nike em 1987 para divulgar o Air Max foi a primeira a usar a música “Revolution” dos Beatles em um comercial de televisão. No entanto, a imprensa e a Apple Records consideraram que a música havia sido usada sem a permissão dos Beatles. Mas tudo logo foi resolvido, com a condição de que uma versão dos Beatles não fosse usada novamente em um comercial.

O primeiro modelo fabricado pela marca foi um fracasso

Em 1971, o primeiro tênis da empresa foi chamado de “The Nike” e custava US $ 16,95. Mas sua estreia foi um fracasso – o calçado havia sido fabricado no ambiente quente do Novo México, mas não havia sido testado em climas frios e úmidos. Para os atletas que o usavam no inverno, a sola se partia em dois. Logo o modelo foi deixado de lado e outros mais aprimorados chegaram.

 

A desobediência tornou possível o modelo mais popular da marca

O Nike Huarache é o modelo mais vendido no mundo e o segundo nos Estados Unidos. Em 1991, seu protótipo foi projetado por Tinker Hatfield e era considerado “esquisito”. A novidade foi mal recebida e foi decidido que a ideia seria esquecida. Mas Tom Hartge, um dos gerentes de produto da marca, assinou um pedido para fabricar 5.000 unidades sem permissão e foi vendê-las para a Maratona de Nova York. Depois de três dias de vendas, não sobrou nenhum par. 500 mil pedidos chegaram em um mês.

Um design futurista

Em 1989, Tinker Hatfield, designer da Nike, foi convidado a criar um calçado para o filme de Volta Para o Futuro II. Ele deveria ter características futuristas e levou seis anos para ficar pronto. O Nike Mag foi então criado, era uma cópia dos que Marty McFly usava em 1989 e incluía uma sola luminosa. Alguns anos depois, em 21 de outubro de 2015, a Nike lançou uma nova versão do Nike Mag. Michael J. Fox foi o primeiro a conseguir um.

Michael Jordan estava relutante em assinar um contrato

Jordan hoje é um ícone da marca, mas nem sempre foi assim. No início, o jovem atleta não queria assinar contrato com a empresa. Aparentemente, a estrela de basquete do Chicago Bulls não gostou dos desenhos da marca e, além disso, queria ser patrocinado por outra empresa de esportes. Dizem que Jordan viajou para o Oregon para encontrar Phil Knight por causa da insistência da sua mãe.

Propaganda de verdade

Ao contrário de hoje, em que as mídias sociais são ótimas para fazer propaganda, quando a Nike foi criada, os donos faziam propaganda porta a porta. Carregando os modelos recém-chegados do Japão em seus carros, eles iam até os atletas oferecer os tênis.

Origem japonesa

Inicialmente, a empresa não fabricava seus próprios calçados, mas distribuía tênis produzidos em seu país pela Onitsuka Tiger, empresa fundada em 1949 com o objetivo de fabricar calçados para jovens atletas do pós-guerra. Em 1964, quando o primeiro carregamento de sapatos chegou do Japão, Phil Knight, que viajara para as origens da empresa para convencer seus gerentes de que os Estados Unidos eram um bom mercado, se dedicou a vender os calçados no porta-malas de seu carro.

A Netflix anunciou que fará uma cinebiografia sobre Phil Knight, o criador da Nike.

O filme já está em fase de pré-produção e tem como inspiração o livro A Marca da Vitória: A Autobiografia do Criador da Nike, bestseller nos Estados Unidos. Porém ainda não há data de previsão para o lançamento do filme.

Mas você pode conferir o documentário Phil Knight: O Homem que conduz o mundo, que está disponível no Amazon Prime, e conta a história do criador da Nike, que é uma verdadeira montanha-russa de popularidade. Phil Knight foi um corredor na juventude, visionário empreendedor e um ambicioso homem de negócios. Mostra como foi o ponta pé inicial de Phil no ramo dos calçados esportivos, inicialmente como representante da empresa japonesa Tiger nos EUA e posteriormente criando sua própria marca.

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