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Atenção: golpe do cartão de banco leva criminosos até à casa das vítimas em Criciúma

Alguém liga para o seu telefone fixo e diz que é da operadora de seu cartão ou do banco. Depois afirmam que outra pessoa está fazendo compras numa outra cidade com os dados do seu cartão. Logo em seguida, mandam você ligar para o número que tem no verso do seu cartão. Pronto! Você acaba de cair em mais um golpe que já fez três vítimas na região de Criciúma.

A Polícia Civil ainda não sabe como conseguem transferir a ligação do 0800 do cartão que acaba caindo no telefone do golpista que avisa que um motoboy vai até a sua casa para buscar o documento. Só de uma conta os bandidos levaram mais de R$ 40 mil. De acordo com o delegado da 1a Delegacia de Polícia de Criciúma, Fernando Possamai, esse golpe está em investigação e ocorre há mais de um ano e, mesmo assim, as pessoas continuam caindo.

“Com relação a investigação não temos ainda suspeitos, pois a pessoa não anota nenhum nome ou placa de veículo ou qualquer documento da pessoa golpista prejudicando a investigação”, explica o delegado. Ele avalia que muitos outros casos possam existir, mas nem sempre a vítima registra a ocorrência. “Esse ano parece que foram três registros novos de casos parecidos. Algumas pessoas acabam não realizando o registro por vergonha. Os valores são variáveis, depende do valor do limite do cartão de crédito de cada pessoa”, destaca Possamai.

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Confira as dicas do delegado para não cair no golpe:

1 – As pessoas têm que entender que o banco ou a seguradora ou o cartão de crédito não manda ninguém até a casa do cliente para recolher cartões bancários clonados ou cancelados;
2- As pessoas têm que entender que os bancos não ligam para avisar que os clientes estão com cartões clonados, são os clientes que posteriormente ficam sabendo das fraudes e conseguem o ressarcimento por falhas no sistema bancário;
3- As pessoas não devem passar nenhum dado pessoal ou bancário pelo telefone, e sim, comparecer na agência bancária para resolver os problemas de cartões diretamente com seu gerente pessoal;
4- As pessoas precisam entender que nas ligações telefônicas, não se está vendo o interlocutor e os interesses deles são escusos, não existindo segurança;
5- E se cair no golpe, registrar ocorrência e tentar repassar informações detalhadas, tais como, placa do veículo, nomes das pessoas que manteve o contato, extratos de saques dos horários, datas e beneficiários, e eventuais testemunhas.

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