NotĂ­cias de CriciĂșma e RegiĂŁo

Veja se vocĂȘ usa o ar-condicionado do carro de forma errada

Estamos em pleno verĂŁo e, nessa Ă©poca do ano, o ar-condicionado ligado Ă© mandatĂłrio nos carros que possuem o recurso. AliĂĄs, o equipamento jĂĄ deixou de ser considerado item de conforto e se tornou vital para a segurança, uma vez que permite andar com os vidros fechados, diminuindo os riscos da violĂȘncia urbana. Ou seja, a maioria liga o ar-condicionado faça chuva ou faça sol.

Entre em nosso grupo e receba as notĂ­cias no seu celular. Clique aqui

Regulagem gasta mais combustĂ­vel

O problema Ă© que muitos motoristas tĂȘm uma noção errada sobre o funcionamento do ar-condicionado e pensam que estĂŁo economizando combustĂ­vel, quando na verdade estĂŁo gastando mais. Isso vale para os carros equipados com o equipamento manual e nĂŁo o digital automĂĄtico (presente nos modelos mais caros). VocĂȘ Ă© daqueles que coloca o ventilador do ar-condicionado nas velocidades mais baixas para nĂŁo deixar o carro tĂŁo gastĂŁo? Pois esse Ă© o erro mais comum no uso do equipamento. Acredite, jĂĄ dei aula para muito motorista profissional que fazia justamente isso.

Funcionamento simples: ligado ou desligado

NĂŁo vamos nos aprofundar sobre o funcionamento do ar-condicionado. O que vocĂȘ precisa saber Ă© que ele tem somente dois modos de funcionamento: com o compressor ligado ou com o compressor desligado. Os sensores espalhados pelo interior do automĂłvel monitoram a temperatura e, quando ela começa a subir, acionam o compressor, que efetivamente resfria o ar e gasta mais combustĂ­vel (usa potĂȘncia extra do motor do carro). Quando o termĂŽmetro chega Ă  temperatura definida pelo motorista, o sistema desliga o compressor e apenas re-circula o ar jĂĄ resfriado.

Monitorando constantemente dos sensores

Simples assim! Ou seja, quando o ar-condicionado estĂĄ ligado, o sistema fica nesse monitoramento constante da temperatura, ligando e desligando o compressor diversas vezes de forma automĂĄtica. O que acontece quando o dia estĂĄ muito quente e o motorista define a temperatura no mĂ­nimo ou perto dele, mas coloca o ventilador nas velocidades mais baixas para “economizar combustĂ­vel”? Com pouco vento saindo pelos difusores do painel, a temperatura interna nunca atinge Ă quela definida pelo motorista. Em outras palavras: o compressor, que exige potĂȘncia extra do motor do carro, fica ligado o tempo inteiro! Quer economizar combustĂ­vel? Faça justamente o contrĂĄrio: coloque o ventilador nas velocidades mais altas! Assim, a temperatura serĂĄ atingida e o compressor passarĂĄ a funcionar de forma intermitente, poupando o motor do carro e gastando menos combustĂ­vel.

VocĂȘ tambĂ©m pode gostar