Notícias de Criciúma e Região

Plantas nativas e exóticas fazem parte da Trilha do Tuiuti

Com uma extensão de aproximadamente 200 metros, desde a entrada até o final, Trilha do Tuiuti, foi inaugurada e integra a programação da Fundação do Meio Ambiente (Famcri) de Criciúma, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente. A data é comemorada em 5 de junho, mas a programação é estendida por todo o mês.

Ao longo do percurso, podem ser identificadas 16 espécies de plantas nativas e quatro exóticas. O trabalho de identificação é feito por agentes da Famcri, que realizou a restauração do local. A trilha foi batizada pelo exército de Trilha Tuiuti, nome dado em alusão à Batalha de Tuiuti, uma das mais importantes da história da Guerra do Paraguai. A batalha aconteceu no dia 24 de maio de 1866 em território paraguaio, às margens do Lago Tuiuti. O nome também é uma homenagem aos militares do quartel que lutaram na Batalha de Tuiuti.

Na cerimônia de abertura da programação, o comandante do 28º GAC, tenente-coronel José Ribamar Cândido de Souza Neto, lembrou do compromisso do exército para com o meio ambiente. “Nós da força terrestre temos um carinho grande com o meio ambiente, especialmente nós em Criciúma, que somos privilegiados por conviver com toda essa área verde. É o ambiente perfeito para, além de formar soldados e combatentes, formar cidadãos”, discursou o comandante.

A presidente da Famcri, Anequésselen Bitencourt Fortunato, lembrou da importância de cuidar da maior floresta tropical do mundo. “O Brasil tem mais de 500 milhões de hectares de vegetação. Por isso, o cuidado precisa ser de todos nós. Será um mês de muita formação e aprendizado e que possamos colocar em prática a preservação”, ressaltou a presidente.

A solenidade de abertura contou com a participação de estudantes da região que inauguraram o percurso da Trilha do Tuiuti.

 

Você também pode gostar