Notícias de Criciúma e Região

Vulcão capaz de gerar tsunami no Brasil entra em erupção

Erupção iniciou por volta das 11h15min no Brasil e às 15h15min no horário local

O vulcão Cumbre Vieja, nas Ilhas Canárias, capaz de causar tsunami no Brasil, entrou em erupção na manhã deste domingo, dia 19. Por volta das 11h15min no Brasil e às 15h15min no horário local. O alerta de risco vulcânico foi acionado ontem pelas autoridades espanholas. Há dias a ilha vem sofrendo com tremores. Cientistas que atuam no local e que medem as atividades sísmicas afirmam que mais de 4,2 mil pequenos tremores foram registrados e que as intensidades eram crescentes.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

Mais cedo, ainda neste domingo, o governo das Ilhas Canárias anunciou que o vulcão estava com “nível de atividade máximo”. Segundo o site de Meteorologia MetSul, depois que o nível de alerta do vulcão foi alterado, houve a preocupação de que uma eventual erupção de Cumbre Vieja poderia ser catastrófica o bastante para provocar um tsunami que poderia atingir a costa do Brasil. Contudo, especialistas da Rede Sismográfica Brasileira afirmam que as chances são baixas.

“Esse assunto foi discutido na mídia uns 20 ou 30 anos atrás quando foi publicado um trabalho de geólogos norte-americanos sobre a possibilidade de desabamento de uma parte da ilha provocar um tsunami no Brasil. Na época, a conclusão foi de que a probabilidade de que o deslizamento fosse suficientemente grande para provocar um tsunami perigoso era muito pequena”, explicou Marcelo Assumpção, professor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG/USP). Segundo Assumpção, para que um tsunami chegasse ao Brasil, a atividade vulcânica teria de ser excepcional para derrubar uma parte da Ilha provocando um deslizamento gigantesco em direção ao mar: “Teoricamente, o tsunami poderia ser bem grande.”

Você também pode gostar