O que te marcou nesta eleição?

As eleições foram marcadas por fortes emoções por todo o país. A polarização fez parte do cotidiano das pessoas, seja na família, entre os amigos ou até mesmo em grupos de whatsapp. A descrença no atual momento político brasileiro foi um “obstáculo” para a escolha de candidatos que ficou bem evidente nas campanhas para governador, onde a maioria não fez campanha para presidente como nas outras eleições. 

Para a professora Cristine Santiago Crispim, a eleição deste ano foi diferente. “Na verdade, acredito que um pouco estranho, pois ao contrário de outros anos, os candidatos ao governo do estado não  pediram votos para os seus candidatos a presidente. Fizeram campanhas isoladas”, analisa. “As campanhas foram totalmente descoladas, cada um pensando em si. Para mim isto me causa um sentimento de descrédito”, pondera.

As fake news também acabaram contribuindo para toda essa polarização, o país acabou se dividindo em dois lados. O eleitor Douglas Patrício Pierre comentou sobre o que mais marcou para ele nessas eleições. “Foi a polarização, em especial na lista presidencial. Você observa um lado optando por um candidato. Tanto direita como esquerda se polarizou e ao meu ver jamais tinha acontecido no Brasil”, disse ele.

“ Foi uma eleição polarizada”, considera Natália Martins Gonçalves, doutora em Planejamento de Transportes e Desenvolvimento Urbano. Para ela, o interessante é que a campanha ao governo do estado, não marcou tanto quanto para presidente. “Nunca vi isso antes, onde o eleitor discutiu mais as questões em termos de Brasil, do que em termos locais. Para mim, isso mostra duas coisas: um movimento de massa muito forte e por outro lado, alguém na majoritária que conseguiu aglutinar o pensamento da maioria. Isto nunca tinha acontecido no passado”, avalia. Para uma eleitora que não quis se identificar, o que mais marcou para ela nessa eleição foi “o amor pela pátria e pelo país”

*Filipe Aurélio – Acadêmico de jornalismo

Você também pode gostar

Entre no nosso grupo do WhatsApp e seja atualizado em tempo real.