Voo de repatriação de brasileiros no Líbano é adiado
Operação foi suspensa por questões de segurança no aeroporto de Beirute, alvo de bombardeios
O governo brasileiro decidiu adiar o primeiro voo de repatriação de brasileiros no Líbano por motivos de segurança. O avião da Força Aérea Brasileira (FAB), estava previsto para partir nesta sexta-feira (4). Em nota, o Palácio do Planalto explicou que foram necessárias “medidas adicionais de segurança para os comboios terrestres” que levariam os brasileiros até o aeroporto de Beirute, onde a aeronave estava programada para pousar.
Atualmente, a aeronave responsável pela operação está em Lisboa, aguardando autorização para seguir até o Líbano. Mesmo com a permissão de pouso já concedida, as condições de segurança na área do aeroporto de Beirute, alvo de bombardeios recentes, exigem uma nova análise das “janelas de oportunidade” para a realização da operação, conforme informado pelo governo.
O chanceler brasileiro, Mauro Vieira, enfatizou a importância de garantir a segurança da tripulação antes do início da operação. Segundo ele, as garantias de segurança para a aterrissagem ainda estão sendo revisadas pelas autoridades responsáveis. “Se houver algum episódio que impeça o pouso, a operação será adiada”, disse Vieira.