Volta às aulas na Rede Estadual: professores pedem suspensão e ameaçam greve

Assembleia Estadual será realizada às 19 horas desta terça-feira, dia 16, para definir a situação

O início das aulas na rede estadual de Santa Catarina, programado para a próxima quinta-feira, dia 18, pode não acontecer. Isso porque, em Assembleia realizada na última sexta-feira, dia 12, foi definida pela protelação do retorno das aulas presenciais até que todos estejam vacinados, para um retorno mais seguro.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

Uma nova Assembleia Estadual será realizada, logo mais, às 19 horas, para definir a situação. “Se não houver acordo com o Governo do Estado, para continuar com as aulas remotas, como em 2020, os professores entrarão em greve”, afirma Ênio Leonardo Rocha, Coordenador regional do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina (Sinte).

A avaliação que a categoria fez na Assembleia é que as escolas não oferecem condições para retorno das aulas presenciais, como: ventilação adequada nas salas, controle do distanciamento entre os alunos e vacina para toda a população.

Estado libera 100% da capacidade das salas

O novo decreto assinado pelo Governador Carlos Moises, publicado nessa segunda-feira, dia 15, autoriza o retorno das atividades presenciais com 100% da capacidade das salas de aula em Santa Catarina. Até a data, havia uma limitação de 50% para as cidades no gravíssimo. Este item foi retirado pelo novo decreto, que passa a ficar assim:

“Nas Regiões de Saúde que apresentem Risco Potencial GRAVÍSSIMO, GRAVE, ALTO ou MODERADO na Avaliação de Risco Potencial à COVID-19, para os estabelecimentos de ensino que possuem o PlanCon-Edu/COVID-19 homologado, as atividades educacionais presenciais estarão autorizadas, devendo ser rigorosamente seguidos todos os cuidados e regramentos sanitários estabelecidos”.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo. Inscreva-se agora!

Você também pode gostar

Entre no nosso grupo do WhatsApp e seja atualizado em tempo real.