Você já usou a expressão “é batata”, “sua batata tá assando” ou “vá plantar batatas”?
Descubra a origem das expressões que não saem da boca do povo
A língua portuguesa é recheada de expressões populares que envolvem curiosamente os mais diversos tipos de alimentos. A comida não sai da boca no povo, nem na hora de se expressar!
As expressões populares são construções de sentido figurado, empregadas de forma informal para definir uma situação ou dar expressividade àquilo que queremos dizer. Elas fazem parte do nosso cotidiano, mas, muitas vezes, nem imaginamos como surgiram.
Se tem um tubérculo de sucesso entre as expressões idiomáticas no Brasil, com certeza é a batata. “Batata” é uma expressão usada para dizer que uma coisa é certa de acontecer.
E existem duas hipóteses para o surgimento dessa expressão, e ambas remetem aos agricultores que plantam batata. A primeira conta que quando os plantadores puxavam a planta da terra e ela pesava, muitas vezes eles pensavam que era batata, mas era somente blocos de terra.
Quando realmente conseguiam apanhar batatas, eles ficavam felizes e exclamavam: “é batata!”. Com o tempo, o termo passou a ser usado para falar sobre qualquer coisa que estivesse confirmado, ou que fosse certeiro.
A outra versão diz que a expressão se originou durante a era feudal, quando o sistema de trocas de mercadoria era muito usado. Nessa época, a batata era um dos alimentos mais valiosos, então quando alguém possuía batatas para trocar ele sempre tinha vantagens na negociação.
Por causa disso, o termo batata começou a ser usado para se referir à algo que seria certo de acontecer, do mesmo jeito que era certeiro que um produtor de batata conseguiria realizar boas trocas.
A palavra batata aparece em muitas expressões diferentes, como:
“Sua batata está assando”, “pirar na batatinha” e “é batata!” mostram que este alimento é tão versátil na cozinha quanto na nossa língua.
Sua batata está assando, significa que a sua situação está ficando cada vez mais instável, que em pouco tempo você vai sofrer as consequências de alguma coisa.
Mandamos alguém “plantar batata” quando queremos encerrar uma conversa fiada ou que nos deixem em paz. A origem da frase provavelmente vem de Portugal, onde quem não tinha qualificação para trabalhar, plantava batatas. Pois com a decadência de pequenas indústrias, os trabalhadores que ficaram sem emprego eram aconselhados a plantar batata.
Conhecia e já usou esses termos? Espero que tenha gostado de saber o surgimento desses ditados populares que caíram na graça do povo até os dias atuais. Agradeço imensamente pela leitura até aqui, e semana que vem tem mais!