Você já fez algo “a torto e a direito”? Mas você sabe a origem dessa expressão?
Você certamente já usou a expressão a torto e a direito, mas será que você conhece a origem por trás dela? Para não te deixar com a pulga atrás da orelha, por aqui trago sempre as curiosas histórias das expressões da língua portuguesa que costumamos utilizar no nosso dia-a-dia.
A torto e a direito é uma expressão popular que significa fazer alguma coisa ampla, sem direção, em grande escala, em todas as direções, à toa, às cegas, em excesso, demais.
Sua origem é portuguesa e muito antiga, mas pode também ser encontrada em outros idiomas, como o francês (à tort et à travers).
O termo “a torto e a direito” teve origem nas feiras populares da Europa, onde era possível encontrar cegos que mendigavam e que, muitas vezes, eram provocados de propósito por sujeitos que só queriam vê-los zangados. Estes, no auge da sua fúria, balançavam os seus bastões/bengalas de qualquer maneira, muitas vezes atingindo pessoas inocentes, ou seja, agrediam pessoas a torto e a direito.
Você sabia dessa? Espero que tenha gostado, e agradeço imensamente pela leitura até aqui, e semana que vem tem mais! Siga-me nas redes sociais:
TikTok
Instagram
Twitter