Notícias de Criciúma e Região

Você conhece o “palmito de bananeira”?

Um vídeo publicado no Youtube, que também circulou em outras redes sociais e, principalmente, em grupos de WhatsApp gerou muita curiosidade, nos últimos dias. O material, de autoria do canal “Tio Locoo”, mostra a possibilidade de retirar “palmito” do caule da bananeira. Apesar de comestível, a substância exige um preparo adequado, pois pode ser tóxica se consumida in natura.

De acordo com o engenheiro agrônomo Luiz Fernando Búrigo Coan, tratam-se de famílias diferentes de plantas. “A parte interna do tronco da bananeira é bem diferente do início das folhas da palmeira, que seria o palmito”, explica, frisando que o material é usado para alimentação bovina e silagem. “Existem pesquisas para consumo humano, com o centro sendo transformado em palmito, após um processo de tratamento, para eliminação de uma substância limosa e tóxica que apresenta”, ressalta.

Fonte de potássio, o caule da bananeira é consumido principalmente na Ásia. “Seu uso medicinal serve para prevenir pedras nos rins. Nesses países, também é usado para problemas de gastrite e para reduzir açúcares no sangue”, salienta, lembrando que o uso é quase inexistente no Brasil, devido à necessidade de rápida e adequada preparação.

Você também pode gostar