Notícias de Criciúma e Região

Vírus HPV e o que causa na sexualidade humana

Olá pessoal! 

Tudo bem com vocês! Espero que sim!

Tenho recebido algumas perguntas sobre o vírus HPV e o que causa na Sexualidade humana. Então, o post de hoje será sobre ele.

HPV é a sigla para Vírus do Papiloma Humano. É uma infecção transmitida sexualmente que ataca especialmente a vulva, a vagina, o colo de útero e o pênis.  O sexo desprotegido, sem preservativo, é a principal causa da transmissão.

O HPV pode também ser transmitido de mãe para filho no momento do parto, se a mãe estiver infectada. Porém, somente um pequeno número de crianças desenvolve a papilomatose respiratória juvenil.

Este vírus pode ser tratado, mas ainda NÃO HÁ CURA para ele. Quando não é tratado, torna-se a principal causa do desenvolvimento do câncer de colo do útero. 

Sabiam que 99% das mulheres que possuem câncer de colo do útero foram infectadas por esse vírus? Complicado, não é?

O HPV pode não apresentar sintomas (o que é ruim), mas quando apresenta, um dos principais sinais da doença é a irritação ou coceira e o aparecimento de verrugas genitais na vagina, no pênis ou no ânus. Pode se espalhar rapidamente, atingindo também o clitoris, o monte de Vênus e o períneo. Essas lesões também podem aparecer na BOCA e na garganta do homem e da mulher.

Nos homens, a maioria das lesões aparece no prepúcio, na glande e no escroto. As verrugas tem o aspecto de uma couve-flor. O HPV pode ser diagnosticado através do exame ginecológico nas mulheres e urológico nos homens.

A realização do exame preventivo de câncer de colo uterino uma vez ao ano é uma medida de prevenção muito importante.

Portanto, use preservativo para evitar a contaminação com o HPV, o HIV, a Gonorréia, a Sífilis, a Hepatite, a Clamídia e tantas outras doenças sexualmente transmissíveis.

Prevenir é melhor que remediar!

Espero que tenham gostado desta dica de hoje!

Deixe aqui seu comentário ou conte sua história. Vou gostar muito de saber sua opinião!

Estamos juntos e conectados!

 

Cissa Aguiar – Especialista em Psicologia e Sexualidade Humana e Terapeuta Integrativa

Alexandra – Especialista em Ginecologia Natural

Você também pode gostar