Vinte e dois cães e 11 gatos são resgatados em situação de maus-tratos no Sul; mulher foi presa
Suspeita foi encaminhada ao Presídio Regional Feminino de Criciúma
Vinte e dois cães e 11 gatos foram encontrados em situação de maus-tratos na tarde desta terça-feira, 8, em Imbituba. Uma mulher foi presa em flagrante. O resgate foi feito pela Polícia Civil em ação conjunta com a Vigilância Sanitária do município.
Os animais estavam em local totalmente insalubre, além disso, muitos deles amarrados em correntes curtas e em estado de desnutrição. Também foram localizados cães e gatos trancafiados em locais pequenos e escuros (sem luz solar).
Condições precárias
A situação começou a ser investigada, após boletins de ocorrência registrados nos dias 30 de julho e 4 de agosto dando conta de que uma mulher estaria abrigando em um terreno invadido, dezenas de cães e gatos em precárias condições. Chegando ao local, os policiais civis e técnicos da vigilância constataram a veracidade das denúncias. Na fiscalização foi verificado que a suspeita não mora no local, mas sim nas proximidades e que teria invadido o terreno e estaria recolhendo animais.
Os animais ficaram aos cuidados da Vigilância Sanitária e a suspeita encaminhada ao Presídio Regional Feminino de Criciúma e autuada pelo crime previsto no art. 32, §1º-A, da Lei n. 9.605/98, com reclusão, de 2 a 5 anos, multa e proibição de guarda dos animais.