Notícias de Criciúma e Região

Vidro sem vida é transformado em painel fotográfico de conquistas e vitórias no HMISC em Criciúma

Mural é um registro das histórias de pacientes contadas pelos profissionais do hospital

Um mural pela vida e pelas vitórias que fazem parte e fortalecem a história do Hospital Materno-Infantil Santa Catarina, de Criciúma. Um vidro sem vida transformado em um painel fotográfico de conquistas, de vitórias, de vidas. “Eu chamo de Mural de Vitórias por licença poética, porque sempre é legal celebrar todas as vidas salvas”, diz o cirurgião Christian Prado.

O espaço começou como um pequeno mural com prendedores fixando fotografias. Mas a ideia avançou e passou a ocupar o vidro do corredor que dá acessos aos leitos das UTIs neonatal e pediátrica.

“A gente sempre teve a cultura de fotografar as altas dos nossos pacientes, como uma vitória mesmo, por conta da gravidade que muitos ficam, e de como saem saudáveis da UTI”, conta a pediatra, Rhanara Caroline de Almeida, que bolou a ideia. Além da foto do pacientezinho, eventualmente acompanhado pela equipe e pelos pais, as imagens também informam a alta hospitalar dos “pequenos grandes guerreiros” das UTIs.

Mesmo sendo apenas um recorte das tantas vidas que já foram salvas, o mural é um registro das histórias que seguem sendo contadas graças aos profissionais do hospital.

Histórias como as da Maitê, da Valentina, do Gael, da Celine, do Benício, do Vytor e de tantos outros, que deixam as lembranças e também mensagens de gratidão. “Obrigado a toda a equipe da UTI. Vocês são anjos de Deus”, escreveram Ezequiel e Leidiane, pais do Bryan. 

“Isso gera nos pais uma forma de acalento ao verem que muitos bebês que passaram pela mesma situação que seus filhos saíram bem e saudáveis”, finaliza Rhanara.

O Hospital Materno-Infantil Santa Catarina é administrado pelo Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (Ideas) em parceria com o governo do Estado.

Você também pode gostar