Notícias de Criciúma e Região

[VÍDEO] Unesc chega aos 50 anos

A Fundação Educacional de Criciúma (Fucri), fundada em 22 de junho de 1968, pela Lei Municipal número 697, durante o governo de Ruy Hülse, foi a primeira escola de nível superior criada no Sul de Santa Catarina. A entidade emergiu de um movimento comunitário regional que culminou com a realização de um seminário de estudos em prol da implantação do Ensino Superior no Sul Catarinense.

Em 3 de junho de 1997, o Conselho Estadual da Educação (CEE) aprova por unanimidade o parecer do Conselheiro Relator e, em sessão plenária, em 17 de junho de 1997, também por unanimidade, aprova definitivamente a transformação em Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), tendo a Fucri como sua mantenedora.

Em 11 de agosto do mesmo ano, a Universidade recebeu sua homologação, que equivale à “Certidão de Nascimento”. Em 18 de novembro ocorreu à instalação oficial da Unesc, no Teatro Elias Angeloni, com a participação de autoridades, empresários, professores, alunos e funcionários da Instituição.

História de uma vida inteira

E a universidade chegou aos seus 50 anos, sendo parte essencial no desenvolvimento regional, investindo além da educação de qualidade, fortemente nas pessoas e na comunidade, com diversos programas e projetos de extensão para a comunidade interna e externa.

“Ao longo destes 50 anos, a Unesc passou por diversas lutas, barreiras e obstáculos. Mas superou todos esses empecilhos e ergueu a cabeça e está firme e forte. A qualidade do ensino impulsionou o crescimento das pessoas, dos negócios e de toda a região. Porém, além de sempre recordar e celebrar o passado, nós temos que olhar para frente e almejar um futuro de muitos mais 50 anos”, considera a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta.

Prêmio Destaque

A Unesc recebeu o Prêmio Destaque, como uma das marcas mais lembradas entre os criciumenses. Para a reitora, isto representa que a Unesc está forte e é, entre outras Instituições de Ensino Superior, a mais procurada na cidade. “Nos sentimos muito gratos por este reconhecimento e essa valorização que a TV Litoral Sul transmite para nós através desse prêmio. E também nos sentimos muito lisonjeados em receber também esta belíssima homenagem da TV Litoral Sul pelos 50 anos da nossa Unesc”, finaliza.

Nos últimos 50 anos:
31.404 certificados de alunos de graduação;
763 certificados de alunos de mestrado;
97 certificados de alunos de doutorado;
5.530 certificados de alunos de especialização (pós-graduação lato sensu) (de 1999 à 2018)

 

Você também pode gostar