[VÍDEO] Senta que lá vem história – Ditados populares que você provavelmente aprendeu errado

Toda língua tem algumas expressões que fazem sentido dentro de seu contexto, com significados próprios, muitas vezes diferentes do sentido literal das palavras.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

Algumas vezes, usamos essas expressões e ditos populares, mas não temos ideia do que elas significam, ou de qual é a sua história. Ao investigar a origem dessas expressões, nota-se que o significado e até mesmo as palavras de alguns ditos populares sofreram alterações com o tempo. Isso acontece porque há uma relação com a oralidade muito forte. É como na brincadeira do telefone sem fio, a constante reprodução com o passar dos anos causa mudanças e adaptações. E se dissesse que você passou a vida inteira usando diversos ditados populares errados? Não precisa ter vergonha, alguns dos ditados mais tradicionais e usados no mundo são ditos de forma errada.

Se você duvida que já falou muita coisa errada, confira no vídeo logo abaixo diversas dessas expressões:

 

Alguns ditados populares fazem parte do cotidiano das pessoas, sendo usados cotidianamente, mas alguns são ditos de forma errada. Pérolas como “cor de burro quando foge” ou “ossos do ofício” são dois dos destaques da nossa listagem, essas expressões estão no vocabulário e imaginário popular a muitos séculos, mas é aí que mora o perigo, pois muitas vezes usamos essas expressões, mas não temos ideia do que elas significam e nem se está correta a forma de dizer. Aqui você não fica a ver navios e pode aprender tudo direitinho sem cair no conto do vigário. Até a próxima!

Você também pode gostar

Entre no nosso grupo do WhatsApp e seja atualizado em tempo real.