[VÍDEO] Senta que lá vem história – Como surgiu a expressão fazer uma ‘vaquinha’?

Nós usamos diversas expressões no cotidiano sem saber como realmente surgiram, porém mais importante do que falar é saber o que está falando. Algumas expressões são tão utilizadas que, às vezes, temos até problemas para explicar seu significado “ao pé da letra”. E o que poucos sabem é que essa locução “Fazer uma vaquinha” têm sua origem relacionada ao futebol.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

Você já fez uma “vaquinha” para algo ou alguém? A expressão é utilizada quando uma pessoa arrecada dinheiro para um determinado objetivo. Tudo indica que ela tenha sido criada pela torcida do time de futebol do Vasco, durante a década de 20. Na época, os fãs do clube carioca adotaram uma tática bastante eficiente para estimular os jogadores em campo.

A cada resultado positivo, os atletas recebiam um prêmio em dinheiro arrecadado pelos torcedores. O valor dependia do placar e era inspirado em números do jogo do bicho. Um empate, por exemplo, valia “um cachorro”, que corresponde ao número 5 no bicho. Nesse caso, os boleiros embolsavam 5 mil réis. Uma vitória comum geralmente rendia “um coelho”, o número 10 no jogo, ou o equivalente a 10 mil réis. Mas a recompensa mais cobiçada era justamente “uma vaca”, o número 25 – ou seja, nada menos que 25 mil réis, pago somente em vitórias históricas ou em conquistas de títulos.

Décadas depois, a palavra “vaca” ou “vaquinha” também foi usada para apelidar as cédulas de 100 cruzeiros. “No jogo do bicho, ela representa também o grupo de números terminados em 00.

A expressão se popularizou e é utilizada até hoje quando queremos arrecadar certo valor. A forma de “fazer uma vaquinha” mudou com as novas tecnologias. Existe um site chamado “Vakinha” que é possível receber doações de amigos e desconhecidos para alguma finalidade, só é preciso explicar seu objetivo e determinar o valor necessário.

[Vídeo]

Você também pode gostar

Entre no nosso grupo do WhatsApp e seja atualizado em tempo real.