Notícias de Criciúma e Região

[VÍDEO] Respeito à diversidade no Dia da Consciência Negra

No Dia da Consciência Negra, lembrado nesta terça-feira, dia 20, alunos do Centro de Educação Profissional Abílio Paulo (Cedup) de Criciúma, destacaram a importância do respeito à diversidade e do combate ao preconceito por meio de apresentação de danças, poesias e um desfile inclusivo. Na passarela modelos afrodescentes, com alguma deficiência e LGBTs todos alunos do Cedup, vestindo trajes do Brechó 31, um projeto desenvolvido no curso de Comércio.

“Pensamos neste desfile por acreditar que o problema do negro, não é somente dele, mas sim das minorias. A questão é incluir, chamar a diversidade, as diferenças e mostrar a sua cara. O Cedup é muito diverso”, destaca o professor de sociologia e um dos organizadores do evento, Marco Antônio Martins

.

A estudante do 1º ano do ensino médio, Eduarda Inês Sebastião da Costa, 15 anos, participou do desfile e para ela foi uma oportunidade de empoderamento. “É uma data importante, serve como reflexão e para esclarecer um pouco mais sobre a raça negra”, considera.

Já Vinícius de Dias Jesus Satorno, 16 anos, que cursa o 2º ano do ensino médio, acredita ser importante falar sobre a cultura afro. “Na época de minha mãe não existia toda esta representatividade tanto que ela alisava os cabelos, as pessoas julgavam por serem crespos. Já na geração de minha irmã, ela já sabe o quanto é lindo ser negra e manter os cabelos cacheados. Hoje em dia, o povo negro realmente está assumindo a sua cultura, seus cabelos, seus traços e isto é muito importante”, reflete.

Encerramento na sexta-feira

A abertura da Semana da Consciência Negra na escola é um projeto interdisciplinar, teve início ontem, dia 19, com a apresentações artísticos- culturais e segue até sexta-feira, dia 23, com a apresentação de peças teatrais de dez minutos que irão trabalhar sobre as questões de direitos trabalhistas, direitos humanos, direito civis, direitos políticos e LGBTs.

Você também pode gostar