[VÍDEO] Que legal: moradores filmam e se surpreendem com peixes no Rio Mãe Luzia

Um vídeo que mostra peixes no Rio Mãe Luzia, região de Treviso, revela que ainda há esperança em reverter a situação do rio que está poluído. As imagens foram registradas pelo empresário e morador, Mário Anelli.

Entre em nosso grupo e receba as notícias n o seu celular. Clique aqui

Segundo ele, haviam relatos de moradores da região comentando sobre os peixes. “E hoje com muita alegria, consegui fazer esse registro. São espécies nativas, como o Cará”, fala satisfeito.

O empresário conta que os peixes podem ser vistos a partir da área central de Treviso até a comunidade de Volta Redonda. “Moro aqui há 15 anos e sei que há mais de 30 anos, não haviam relatos de peixes aqui. E hoje estamos acompanhando seu retorno”, comemora.

O morador ainda revela que no início de setembro, houve o descarte de água de banheiro químico, no Rio Ferreira que afluente do Mãe Luzia. Em março, uma empresa mineradora fez o descarte de água acida. Preocupado ele diz. “Se esses crimes ambientais continuarem o rio voltará a ser morto”.

Despoluição do Rio

O responsável pela Fundação Municipal de Meio Ambiente de Treviso (Funtrev), Vinicius Pasquali, destaca que o reaparecimento dos peixes é resultado do trabalho de recuperação do Rio Mãe Luzia.  Trata-se de uma ação em conjunto formada por um Comitê Permanente composto por diversas entidades que visa despoluir o Mãe Luzia.

“O projeto está dando certo, tanto que o Ph da água está melhorando aos poucos. Estamos realizando a recuperação da Mata Ciliar, além de outras áreas para que daqui há alguns anos toda a bacia hidrográfica do rio esteja recuperada e que tenhamos cardumes de peixes”, aposta.

[VÍDEO DENÚNCIA] Crime ambiental: mineradora despeja rejeito de carvão no Rio Mãe Luzia

Justiça condena carbonífera de Criciúma por jogar água ácida no leito do rio Mãe Luiza

#despoluicao, #peixes, #Rio Mae Luzia, home_destaque