[VÍDEO] Que legal: moradores filmam e se surpreendem com peixes no Rio Mãe Luzia

Repasse para seus amigos utilizando os links abaixo

Um vídeo que mostra peixes no Rio Mãe Luzia, região de Treviso, revela que ainda há esperança em reverter a situação do rio que está poluído. As imagens foram registradas pelo empresário e morador, Mário Anelli.

Entre em nosso grupo e receba as notícias n o seu celular. Clique aqui

Segundo ele, haviam relatos de moradores da região comentando sobre os peixes. “E hoje com muita alegria, consegui fazer esse registro. São espécies nativas, como o Cará”, fala satisfeito.

O empresário conta que os peixes podem ser vistos a partir da área central de Treviso até a comunidade de Volta Redonda. “Moro aqui há 15 anos e sei que há mais de 30 anos, não haviam relatos de peixes aqui. E hoje estamos acompanhando seu retorno”, comemora.

O morador ainda revela que no início de setembro, houve o descarte de água de banheiro químico, no Rio Ferreira que afluente do Mãe Luzia. Em março, uma empresa mineradora fez o descarte de água acida. Preocupado ele diz. “Se esses crimes ambientais continuarem o rio voltará a ser morto”.

Despoluição do Rio

O responsável pela Fundação Municipal de Meio Ambiente de Treviso (Funtrev), Vinicius Pasquali, destaca que o reaparecimento dos peixes é resultado do trabalho de recuperação do Rio Mãe Luzia.  Trata-se de uma ação em conjunto formada por um Comitê Permanente composto por diversas entidades que visa despoluir o Mãe Luzia.

“O projeto está dando certo, tanto que o Ph da água está melhorando aos poucos. Estamos realizando a recuperação da Mata Ciliar, além de outras áreas para que daqui há alguns anos toda a bacia hidrográfica do rio esteja recuperada e que tenhamos cardumes de peixes”, aposta.

[VÍDEO DENÚNCIA] Crime ambiental: mineradora despeja rejeito de carvão no Rio Mãe Luzia

Justiça condena carbonífera de Criciúma por jogar água ácida no leito do rio Mãe Luiza

#despoluicao, #peixes, #Rio Mae Luzia, home_destaque