Na próxima segunda, dia 30, completa um mês de implantação do PMSC Cidadão. A Polícia Militar do estado de Santa Catarina (PMSC), através da 6ª Região de Polícia Militar (6ª RPM), implantaram na região do 9º Batalhão da Polícia Militar, o “PMSC Cidadão”, em parceria com o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). O PMSC Cidadão é um aplicativo para smartphones que facilita o acesso à segurança.
Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui
Hoje o PMSC Cidadão conta com 350 usuários cadastrados, onde já foram geradas ocorrências através do aplicativo. Durante o mês foi lançado algumas novidades em termos de alerta e outras funcionalidades que agilizaram o processo. Nesse período também foram geradas inúmeras ocorrências, não qual a viatura foi empenhada apenas como teste, tanto no aplicativo como na parte de pânico e todos os testes foram um sucesso. Dia 26 de setembro o aplicativo passou a ser testado em Blumenau.
O aplicativo possibilita a interação direta com a Polícia Militar e por meio dele o cidadão recebe feedbacks do seu atendimento, acesso boletins de ocorrência, entre outros. O aplicativo também serve como um meio de comunicação da Polícia Militar, que envia através dele informações corretas sobre a segurança no estado, dificultando assim a propagação de notícias falsas.
“Estamos em um momento de implantação de um projeto piloto e a cidade de Criciúma, por ter uma Central de Emergência de poucas perdas de ligações, uma rede de vizinhos bem sedimentada, bem como, a rede de proteção a mulher com excelentes retornos preventivos, foi escolhida para ser a que fará o aperfeiçoamento desta nova tecnologia de apoio e proteção ao cidadão”, comentou comandante da 6ª Região de Polícia Militar, coronel Cosme Manique Barreto.
A ferramenta permite ainda o cadastro de mulheres vítimas de violência doméstica e prioriza o atendimento nesse tipo de ocorrência. Além do mais, disponibiliza um botão de pânico, que pode ser acionado em situações de emergência.