Notícias de Criciúma e Região

[VÍDEO] “No mundo digital é possível aprender tudo”, aconselhou o diretor do Programa Internacional de Gestão do Varejo

Lideranças interessadas em transformar as empresas da região acompanhando as novas tecnologias, estiveram na manhã de hoje, 26, na auditório da Acic, em Criciúma. O diretor do Programa Internacional de Gestão do Varejo e professor da Universidade de Ingolstadt, da Alemanha, Oliver Hackl, conversou abertamente  sobre o tema “Digitalização do Varejo”. A palestra gratuita foi promovida em parceria com a  National Retail Federation (NRF), Fecomércio/SC e Senac/SC e contou com tradução simultânea.

Hackl apresentou as principais tendências e tecnologias da 107ª Retail’s Big Show, a maior feira de varejo do mundo realizada pela National Retail Federation (NRF) no início do ano em Nova Iorque (EUA). Além de vários exemplos de inovações que vem dando certo no mercado, o diretor encorajou quem estava presente. “Recomendo que inovem, experimentem e acompanhem a tecnologia. Encontrem sua própria solução, no mundo digital é possível aprender tudo”, aconselhou.

Vitrine digital foi um dos  modelos de novas tecnologias de varejo apresentados por Oliver Hackl.

 

Exemplos comprovaram a efetividade das novas tecnologias

Durante quase todo o evento, foram apresentados modelos para confirmar como as novas tecnologias estão sendo efetivas nas estratégias dos varejistas, como a produção robotizada dos tênis da Adidas, por exemplo. “Cada par fabricado é diferente do outro. A partir daí, podemos pensar em tênis sendo produzidos dentro das lojas e de acordo com o gosto do cliente. Temos que aprender com esses pequenos experimentos, pois criam uma imagem inovadora para as empresas. Essas experiências não são perfeitas, mas funcionam muito bem”, ressaltou Hackl.

O comerciante Antônio Walmir Nola compareceu ao evento e revelou ter tido uma perspectiva mais próxima de como a digitalização ocorre no varejo.  “Gostei do tema da palestra mesmo sabendo que a nossa realidade ainda está distante disso e que teremos dificuldade para se adaptar a essa nova temática. Mas com certeza isso tudo vai nos trazer uma grande vantagem no futuro”, evidenciou.

Rapidez nas vendas como segredo do sucesso

Ainda como exemplo de que os varejistas devem acompanhar a modernização, foi citado o Festival de Compras na China, onde no ano passado vendeu 25 bilhões em apenas um dia. E cerca de 90% dessas compras foram feitos por smartphones. “A conectividade vende melhor, devemos sempre estar conectados com o consumidor. O cliente quer a resposta rápida, então devemos investir para atender essa rapidez. Clicar e entregar, consultas de produtos pelos celulares, isso melhora a comunicação”, explicou o diretor.

Ainda não há uma resposta exata para o futuro do varejo. Mas de acordo com a conclusão do Programa Internacional de Gestão, a única certeza é que os varejistas apenas devem acompanhar a tecnologia para aproximar os clientes e atender a demanda com rapidez.

Você também pode gostar