Notícias de Criciúma e Região

[VÍDEO] Fenômeno da chuva congelada é registrado no interior de Siderópolis

E os dias gelados seguem trazendo as belezas dessa época para os moradores da região. Desta vez, foi a comunidade de Rio Albina que registrou o fenômeno conhecido como chuva congelada. A ocorrência foi na madrugada desta sexta-feira, 21, a três quilômetros do Centro de Siderópolis.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui

“Eu não sou meteorologista, mas já morei fora e presenciei várias vezes neve, chuva congelada. Chuva congelada não muda de acordo com o vento, ela é pesada, a neve leve, qualquer sopro ela muda de direção”, conta Luchese Garlini, que reside na localidade e quem registrou as imagens nas câmeras de segurança.

As imagens foram enviadas para alguns meteorologistas que confirmaram o fenômeno. A chuva congelada é quando os pingos de água congelam ao deixar a nuvem, mas ao tocarem o chão derretem. A diferença da chuva congelada para o granizo se dá pelo local de formação das pedras de gelo.

Enquanto na chuva de granizo os pingos congelam ainda dentro da nuvem, por isso é possível registrar esse tipo de fenômeno climático até mesmo no verão, na chuva congelada, os pingos congelam depois porque a temperatura da atmosfera está muito baixa, perto dos zero graus Celsius.

Confira o vídeo:

Você também pode gostar