Notícias de Criciúma e Região

[VÍDEO] A fantástica história da cachorra que amamenta uma gata órfã em Içara

O que vamos contar agora parece inventado, mas o vídeo e as fotos comprovam o quanto o mundo animal surpreende, rompe barreiras e nos ensina o surpreendente, poder do amar e acolher.  Esta história começou com um carro atropelando uma gata, com dois filhotes em uma Rua do bairro Liri, em Içara, no sul de Santa Catarina. A gata não resistiu e morreu nos braço da moradora, Simone Santana Pokamaya. A família, que gosta de animais, adotou os dois filhotes, uma fêmea e um machinho. O filhote foi doado à outra pessoa e a fêmea que ficou na casa da família, foi batizada de Letícia e, a partir daqui, nasce uma grande história de amor e adoção.

A família tem uma cachorra chamada Sandy e esta adotou a gata Letícia como “filha”. Até aí tudo bem. O que surpreendeu a família e amigos é que Sandy, nunca teve filhotes e dias depois do acontecido começou a dar leite e amamentar a gatinha. “Nós ficamos surpresos, mas felizes ao mesmo tempo! Como pode isso acontecer? Filmamos pra deixar registrado o acontecido”, conta Simone. Seu esposo, Helio Luciano Pokamaya, diz ter ficado impressionado. “Cachorro e gato serem amigos pode ser comum, mas um adotar o outro foi muito legal. Mais que isso, amamentar coisa que nunca imaginaríamos que poderia acontecer”, completa.

Segundo eles, no início, a cachorra cuidava como se fosse filhote dela. “Carregava pra cima da cama, ficava o dia todo do lado cuidando. Se a gatinha Letícia saísse a Sandy ia atrás, trazia de volta. Alimentava-a direto”, conta Pokamaya. Mês que vem Letícia completa um ano que está com sua mãe adotiva e ainda mama. “Como hoje ela já esta grande, fica mais solta e a Sandy não se preocupa tanto como no início”, contam.

Instinto materno

O médico veterinário, especialista em medicina Felina, da SOS Animais, Arthur Petroli, diz que isso pode acontecer com todas as espécies de animais. “Neste momento o instinto materno fala mais alto. Ele predomina e acaba construindo estas situações de uma fêmea adotar filhotes de outras espécies, ou mesmo de outras fêmeas da mesma espécie”, explica.

Você também pode gostar