Notícias de Criciúma e Região

VÍDEO: Em manobra inédita, SpaceX consegue retornar propulsor de megafoguete à base

Equipamento lançou a nave em órbita e voltou à estrutura de lançamento com sucesso

A SpaceX, empresa de equipamentos aeroespaciais do bilionário Elon Musk, realizou um feito inédito neste domingo (13).

Em um voo suborbital de teste do megafoguete Starship (em tradução livre, Nave Estelar), a parte de baixo do equipamento, o propulsor Super Heavy (em tradução livre, Super Pesado), conseguiu retornar para a base de lançamento. Essa manobra nunca havia sido realizada.

Veja o momento em que o propulsor “pousa” na base de lançamento:

A Starship é o sistema de foguete mais poderoso já construído e esse é o quinto teste da nave aeroespacial. A decolagem aconteceu às 7h25 locais (9h25 de Brasília) em Boca Chica, no Texas, onde fica a base de lançamento. As condições do dia, ensolarado, favoreceram os testes. O teste foi realizado sem tripulação.

Dois minutos e 41 segundos após a decolagem, o propulsor se soltou da parte superior do megafoguete e iniciou o retorno controlado à plataforma de lançamento.

O Super Heavy reacendeu três de seus 33 motores Raptor para desacelerar a descida de volta à base, enquanto mirava na torre de onde havia decolado, que é equipada com dois grandes braços de metal. Os equipamentos conseguiram capturar o propulsor com sucesso. Caso as condições não estivessem perfeitas para a tentativa, o Super Heavy faria a aterrissagem no mar do Golfo do México.

A parte superior da Starship, também realizou uma reentrada e pouso controlado de forma bem sucedida uma hora depois, direcionada para um mergulho no Oceano Índico.

Esse foi o segundo voo realizado com sucesso do megafoguete. O primeiro aconteceu em junho. A manobra vai de encontro com o objetivo da SpaceX de encontrar formas de reduzir o tempo e os custos para enviar aeronaves para a órbita da Terra. A recuperação dos equipamentos permitem que sejam reutilizados, barateando o processo.

Confira a decolagem do Starship:

No sábado (12), a Administração Federal de Aviação (Federal Aviation Administration, FAA) dos Estados Unidos, responsável pelo licenciamento de lançamentos de foguetes comerciais, anunciou que a SpaceX “atendeu a todos os requisitos de segurança, ambientais e outros requisitos de licenciamento para o voo de teste suborbital.”

Você também pode gostar