[VÍDEO] Cortador de grama feito com liquidificador usado: veja a invenção do aluno do Diomício Freitas

O estudante Juliano Schipinsk, 23 anos, desenvolveu um cortador de grama, produzido com o motor de um liquidificador usado. Aluno do Instituto Diomício Freitas de Criciúma, com diagnóstico de  deficiência intelectual moderada, ele conta que viu a ideia na internet e resolveu fazer também.

“Achei um liquidificador velho lá em casa e resolvi tentar. Peguei um cabo de vassoura, uma extensão, um fio de telefone. Não precisei comprar nada. Levei uma tarde para montar e deu certo. Funciona direitinho”, conta ele faceiro com sua criação.

O trabalho não foi realizado em sala de aula, mas chamou a atenção da professora de Juliano, a pedagoga, Simone Cristina Bernardo, que destaca a sabedoria do aluno. “O interessante é porque ele não é alfabetizado, mas possui uma esperteza que vai além do conhecimento pré-estabelecido. Ele se sobressai pesquisando e fazendo as atividades na prática. O Juliano nos surpreende com as suas habilidades”, destaca a professora.

Esperto, ele conta que gosta de assistir vídeos sobre a criação de engenhocas e revela que sua próxima meta é de arrumar uma bicicleta elétrica que ganhou e construir um carro elétrico em PVC, com rodas de bicicleta.  “Mas preciso juntar dinheiro para comprar os canos”, diz ele, que tem como sonho se tornar um empresário com seus inventos.

Sobre o Instituto Diomício Freitas

O Instituto de Educação Especial Diomício Freitas, uma instituição filantrópica sem fins lucrativos, tem o objetivo de atender jovens com deficiência intelectual. Criado há 33 anos, hoje atende 66 alunos e tem na presidência, Maria Inês Conti Victor.

“O instituto procura preparar, qualificar e encaminhar jovens com deficiência intelectual ao mercado de trabalho. Ele é estimulado e orientado ao mercado de trabalho, por meio das oficinas oferecidas pela instituição”, destaca e revela que no ano passado 19 alunos foram encaminhados ao mercado de trabalho. “Neste ano até o momento foram cinco”, fala satisfeita.

Você também pode gostar

Entre no nosso grupo do WhatsApp e seja atualizado em tempo real.