[VÍDEO] Clinigastro: centro de medicina integrada referência no atendimento a doenças do aparelho digestivo

Do sonho do médico gastroenterologista Manoel Carlos Cardoso, 76 anos, nasce a Clinigastro. Hoje um centro de medicina integrada referência no atendimento a doenças do aparelho digestivo e em endoscopia digestiva (diagnóstica e terapêutica).

Entre os procedimentos endoscópicos se destacam a endoscopia digestiva alta, colonoscopia, cápsula endoscópica, ecoendoscopia (ultrassom endoscópico), colangiopancreatografia retrógrada (CPRE), e mais recentemente enteroscopia de duplo balão. Realiza, também, diagnósticos por imagem como tomografia, raio-X, ultrassom, ressonância magnética e densitometria óssea.

Pioneiro na cidade na especialidade de gastroenterologia clínica, o médico iniciou seus trabalhos no Hospital São José, para onde trouxe o primeiro aparelho de endoscopia de nossa cidade e um dos primeiros de nosso estado. Em 1986 inova com o primeiro vídeo endoscópio de Santa Catarina, o modelo Wellch-Allin. No mesmo período dá nome a marca Clinigastro.

Estrutura e equipamentos modernos

Passados 32 anos, a clínica vem crescendo e mantém hoje uma equipe multidisciplinar das mais diversas especialidades médicas e equipamentos de alta tecnologia, agregando novos exames com grande valor diagnóstico e terapêutico.

Atualmente possui quatro salas de endoscopia muito bem estruturadas com equipamentos de ponta e profissionais qualificados, onde você pode realizar: remoção de pólipos e lesões iniciais do esôfago, estômago e intestino; ultrassom endoscópico que tem papel muito importante e inovador no diagnóstico de doenças do pâncreas; tratamento de obesidade com balão intragástrico, tratamento de doenças das vias bilares por meio da CPRE, tratamentos com stents do aparelho digestivo com finalidades terapêuticas e paliativas. No estudo das doenças de motilidade digestiva e refluxo gastroesofágico se destacam a realização de estudos de manometria e pHimpedanciometria.

Inspiração para o filho

O amor pela medicina do médico Manoel Carlos Cardoso, serviu como inspiração para o filho mais novo, Manoel Carlos de Brito Cardoso (Dr. Neo), 37 anos, que assim como o pai é gastroenterologista.

“Entrei na faculdade com 17 anos já sabendo o que eu queria. Meu objetivo já estava traçado”, considera. Hoje Dr. Neo é presidente da Sociedade Catarinense de Gastroenterologia e vice-presidente do capítulo catarinense da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva, além de braço direito do seu pai na Clinigastro.

“Entre nós existe sintonia e respeito. Eu consigo compreender as ideias dele e acabo compartilhando dos seus sonhos. O nosso trabalho tem como foco principal os nossos pacientes. Para isso procuramos também, atender bem as necessidades de nossos parceiros médicos buscando sempre uma equipe unida, atenta aos ensejos daqueles que nos procuram”.

Novidade

Em poucos dias, a Clinigastro irá inaugurar seu centro cirúrgico, se tornando Hospital Dia. O empreendimento já foi aprovado pelos órgãos responsáveis e será utilizado para procedimentos cirúrgicos ambulatoriais, que não necessitem de internação.

“Nosso objetivo é de aos poucos ampliar a clínica para num futuro, termos até mesmo quartos para internação. Temos como meta proporcionar um atendimento completo para nossos pacientes”, finaliza.

Você também pode gostar

Entre no nosso grupo do WhatsApp e seja atualizado em tempo real.