Notícias de Criciúma e Região

[VÍDEO] Campanário: dez sinos tocarão pela primeira vez no Santuário em Içara

O Santuário Sagrado Coração Misericordioso de Jesus (SCMJ) de Içara, prepara-se para mais uma importante inauguração. Dessa vez trata-se dos Campanário, como é chamado o lugar dos sinos. A construção, que levou três meses para ser finalizada terá seus sinos tocando pela primeira vez no próximo dia 26, durante uma cerimônia simples realizada com a presença do Bispo da Diocese de Criciúma, Dom Jacinto Inácio Flach, a pessoa quem irá ligar os sinos pela primeira vez.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui

Na Igreja, os sinos são sinais da voz de Deus. “É a voz de Deus a chamar o povo para rezar. É a voz que anuncia que está na hora da celebração”, explica o reitor do Santuário SCMJ, o padre Antônio Vander.

São dez sinos que representam os dez mandamentos do Antigo Testamento. O monumento está localizado na parte mais baixa do terreno do Santuário para representar essa linha do tempo, a transição do antigo para o novo testamento. “No topo do terreno está a Nova Lei, que é o amor de Cristo, simbolizado pela imagem de Jesus e seu coração misericordioso. Jesus é próprio amor”, acrescenta o reitor.

Embora os sinos soem pela primeira vez no próximo dia 26, a benção oficial dos sinos será dada durante a Festa da Misericórdia, programada para abril de 2021.

Envio dos Ministros

Após a cerimônia dos Sinos, 34 Ministros Extraordinários da Eucaristia serão enviados à missão. São pessoas de toda a Diocese de Criciúma dispostas a doar seu tempo na distribuição da Sagrada Eucaristia durante as celebrações no Santuário.

O período de formação dos novos ministros foi realizado antes da declaração pública de Pandemia no Brasil, e com o fechamento das igrejas e celebrações sem participação do público, a missa que marcava o envio deles (em março) havia sido cancelada. Com o retorno, ainda que discreto, das atividades, se faz necessário dar continuidade àquilo para que os ministros foram formados: o trabalho. “São os ministros que ajudam a gestar a vida litúrgica do Santuário, na acolhida dos peregrinos, na comunhão dos fiéis que nos visitam. Para nós, é uma esperança tê-los conosco”, declara padre Vander.

A celebração com o envio dos ministros acontecerá às 11 horas da manhã, celebrada pelo bispo Dom Jacinto, e será transmitida pelas redes sociais do Santuário.

Vídeo:

Fotos e vídeo: Neka Dal Pont

Você também pode gostar