Vereadores Mirins de Criciúma visitam Escola do Legislativo e Alesc

Viagem aconteceu nesta quinta-feira, dia 7

História, cultura e aprendizado. Assim foi a quinta-feira, dia 7, dos vereadores mirins da Câmara Municipal de Criciúma. Seis parlamentares mirins estiveram em Florianópolis realizando um tour de visitas na Escola do Legislativo e na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).

Pela manhã, os vereadores foram até a Escola do Legislativo da Alesc onde aprenderam sobre a estrutura da política no país. Segundo a gestora do núcleo de educação para democracia da Escola, Leia Medeiros, a Câmara Mirim é um dos trabalhos mais importantes realizados pela Escola. “É um projeto pedagógico que faz com que as crianças vivenciem o espaço e levem as informações para suas casas. Eles aprendem a função da política e também é um trabalho de desconstrução negativa que temos da política, pois ela faz parte da nossa vida”, ressaltou.

Já no período vespertino, os parlamentares mirins foram levados para a Alesc, onde conheceram a estrutura, os gabinetes e também aprenderam como funciona o trâmite para os projetos de Lei, a função do deputado estadual. “Poucas pessoas têm a oportunidade de aprender como funciona o Poder Legislativo do Estado, como trabalham os deputados. Foi uma experiência muito legal aprender e também ter a aproximação entre os vereadores mirins”, destacou a vereadora mirim, Beatriz Fiera.

A vereadora e presidente da Escola do Legislativo de Criciúma, Giovana Mondardo (PCdoB) também acompanhou os mirins na viagem. “Nós discutimos sobre cidadania, democracia e a participação na política desses jovens que representam as escolas de Criciúma e que hoje realizam um trabalho excepcional no município”, enfatizou a parlamentar.

“Na Alesc nós fomos muito bem recebidos, muito atenciosos, um deputado nos recebeu no gabinete e explicou para as crianças como funciona o serviço. Até eu aprendi coisas que nunca tinha visto”, enfatizou a secretária da Escola do Legislativo de Criciúma, Fabíola Perucchi. “Além disso, tivemos um retorno bacana das mães que relataram que os vereadores mirins chegaram entusiasmados com a viagem”, finalizou.

Você também pode gostar

Entre no nosso grupo do WhatsApp e seja atualizado em tempo real.