Verão deve registrar calor acima da média histórica no Brasil

O verão começou oficialmente na última sexta-feira (21) e vai até o dia 20 de março de 2019. Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a estação deve ter temperaturas acima da média histórica no país. De acordo com o órgão, a média histórica de temperatura máxima em todo o Brasil é de 31,5°C nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro. E, neste ano, o número deve ser superado.

Na última terça-feira (18), um vídeo circulou nas redes sociais, com imagens de uma caixa d’água derretendo. Segundo o usuário que compartilhou as imagens, o objeto foi danificado devido ao calor. O registro foi feito em Bangu, bairro da Zona Oeste do Rio de Janeiro, que chegou a registrar sensação térmica de 52°C no dia que o vídeo foi gravado.

No Sul do Estado, o calor intenso tem provocado temporais, principalmente durante os finais de tarde. Na última semana, houve queda de granizo e vendaval, que derrubou árvores e casou danos e prejuízos em residências e estabelecimentos comerciais.

 

Com informações da Agência do Rádio.

#calor, #clima, #sol, #temperaturas, home_destaque, verão