Ventos de 80 km/h ou 120 km/h? Como será o tempo no sábado?

Via rede social, a Defesa Civil de Santa Catarina informa que notícias que estão circulando sobre a formação de um ciclone no próximo sábado na costa catarinense não são confirmadas pelo órgão, muito menos pela Epagri/ Ciram.

O áudio partiu do climatologista da Climaterra, Ronaldo Coutinho que explicou. “Este aviso seria dado apenas na quinta de noite ou sexta, mas infelizmente um cliente mandou o zap para outros sem nossa autorização e deu esta confusão toda. Sabemos muito do medo que a população tem de ventania e a variabilidade dos modelos, porém vem mantendo este quadro.

Este é o lado ruim da internet, jamais seríamos irresponsáveis em divulgar, público, um quadro deste sem a confiança da real chance de acontecer. Olhando os modelos, para nós existe esta chance e informaremos dentro do possível esta tendência”, disse ele.

Divergência entre os modelos

Segundo o climatologista da Epagri/ Ciram, Marcio Sônego, está havendo uma divergência entre os modelos de previsão do tempo americano e o europeu. “Estamos cautelosos, pois o modelo de previsão do tempo americano, no qual nos baseamos indica ventos máximos de até 80 quilômetros por hora no sábado à tarde e à noite. São ventos comuns para um ciclone extratropical”, garante.

E explica. “Passa a frente fria na sexta-feira e junto com ela é comum acontecer um ciclone extratropical na ponta da frente fria no oceano. Só que desta vez, um pouco mais próximo da costa, onde existe este desacordo, pois a previsão do tempo do modelo europeu coloca ventos de 120 quilômetros por hora no mesmo período”, informou.

Defesa civil, Epagri/ Ciram, home_destaque