Notícias de Criciúma e Região

Vem com a gente conhecer a trilha Dois Dedos, em Treviso

Uma trilha completa, pois ela exige, além do uso de pernas e dos pés para a caminhada, requer bastante o uso dos braços e mãos para puxar as cordas

Se trata de uma trilha curta, porém bem inclinada! É uma trilha completa, pois ela exige, além do uso das pernas e dos pés para a caminhada, requer bastante o uso dos braços e mãos para puxar as cordas.

São cerca de 6 quilômetros total de trilha, 4 horas de caminhada e 500 m de elevação, indo e voltando pelo mesmo local, todavia conta com uma elevação durante toda ida do percurso. O caminho é único marcado por desafios de sobe e desce com escadinhas naturais feitas com raízes e árvores e todo marcado por cordas.

É uma trilha rica em belezas naturais, fauna e flora que encantam todos que decidem passar por seus caminhos!

Localizada no interior do município de Treviso, sul de  Santa Catarina,  o morro foi apelidado de dois dedos pois para quem olha de baixo é a imagem que tem devido à formação das duas rochas em seu topo. A trilha está localizada em uma área particular, isso significa que necessita de autorização do proprietário com custo para realização da mesma autoguiada ou com condutor.

Equipamentos e cuidados 

Nessa proposta de subida constante e um trajeto marcado por cordas, é preciso cruzar o rio para acessar a trilha.

É um bom rio para que na voltar banhar-se! Todavia, não aconselho subir após dias de chuva ou na iminência de chuva no fim do dia, pois o nível do rio sobe rapidamente e não é possível cruzar novamente. Importante saber também não há necessidade de equipamentos especializados, nos trechos de escalada, pois as cordas servem te apoio  na subida dos morros.

É bom saber também que a trilha fica mais frequentada depois do mês de março, por isso fica fácil de identificar o caminho. Além disso, o sol nesse período do ano não é tão forte, o que deixa a subida menos pesada.

O nome de Dois Dedos vem de um grande bloco de rocha irregular, cuja uma das partes alcança cerca de 50 metros, que parecem dois dedos. Há informações que essa rocha tem uma importância para o setor de escalada da região, por ser um dos primeiros lugares explorados por esse esportes.

Prepara-se para encarar vários desafios durante a trilha. O percurso tem rio, córregos, lama, mata,  trechos íngremes, cordas. Tudo recompensado, já que no final a vista absurdamente incrível!

A dica essencial é utilizar repelente, protetor solar, levar água, um lanche leve e nutritivo, use calça e um sapato com aderência. Um alerta, cuidado e respeito com as abelhas – principalmente no topo, já que é habitat desses insetos.

Sempre é bom lembrar para não deixar nada de lixo no caminho e não retirar nada da natureza! Faça a subida sem pressa, aproveitando as 4horas de caminhada para contemplar a natureza.

A trilha é uma das mais belas da região, seu grau de dificuldade faz com que os apaixonados por aventura visitem essa montanha que faz parte da Reserva Biológica Estadual do Aguaí.

 

Sobre a Reserva

Sobre a Reserva Biológica Estadual do Aguaí é um parque localizada nos contrafortes da Serra Geral, em altitudes que variam de 200 a 1470 metros, esta Reserva Biológica (Rebio) abrange os municípios de Morro Grande, Nova Veneza, Siderópolis e Treviso. Criada em 1º de julho de 1983, por meio do Decreto nº 19.635, protege uma área de 7.672 hectares.

A Reserva está inserida no Bioma Mata Atlântica, um dos mais ameaçados em todo o mundo, com apenas 8% da sua área original em bom estado de conservação no território latino americano .

A criação da Reserva Biológica do Aguaí justificou-se pelo seu relevo acidentado, a presença de diversos cânions, pela riqueza do ecossistema e pela grande variedade de espécies de plantas e animais, que fazem da região um cenário valioso para a conservação da biodiversidade.

A inscrição está no seguinte link:  https://forms.gle/4qzBTBTuzit2bk2q8

Também pode-se encontrar mais informações no Instagram do Sul em Trilhas com em contato com nossa condutora Jú: 48 9961-5061.

Venha conhecer as maravilhas da nossa região e fazer o sul em trilhas com a gente !

Você também pode gostar