Vem aí o 1º Festival Gastronômico Sabores do Mar

Todos os anos, as baleias francas visitam o Litoral Sul catarinense para reproduzir e amamentar os filhotes, geralmente de julho a novembro, o que eleva o potencial turístico e econômico da região. Por isto, os municípios que compõem a chamada Rota da Baleia Franca (RBF) – Laguna, Garopaba e Imbituba – realizam diversos eventos a fim de promover a temporada de observação das baleias e atrair cada vez mais turistas.

Conhecida por seu contexto histórico e por suas belezas naturais, a cidade de Laguna também tem a gastronomia típica como um ponto forte e aposta nisto a partir desta segunda-feira, dia 15, quando realiza a primeira edição do Festival Gastronômico Sabores do Mar. O evento segue até o próximo dia 31 e reúne 11 estabelecimentos, sendo 10 restaurantes e uma cervejaria, os quais estarão oferecendo pratos e produtos com valores promocionais.

“Cada restaurante selecionou um prato do seu cardápio e ele estará disponível em valor promocional durante o festival. A maioria dos pratos prioriza os frutos do mar, que são o carro chefe de Laguna. Já no caso da cervejaria, ela estará lançando uma cerveja artesanal, também com preço diferenciado durante o evento”, explica a agente de Relacionamento com o Mercado da Associação Empresarial de Laguna (ACIL), Cristiane Pacheco Costa.

Com diversas praias e lagoas, o município tem a pesca como uma de suas principais atividades econômicas, inclusive se destacando nacionalmente na produção de camarão e siri. “No Festival, teremos o camarão apresentado em várias formas, muito peixe, marisco, lula, bolinho de siri, além de boas cervejas para acompanhar”, adianta Cristiane.

Lançamento

O lançamento oficial do Festival Gastronômico será nesta segunda-feira, na Fundação Lagunense de Cultura, em um evento fechado para convidados. O evento de lançamento será das 20 às 22 horas, quando os estabelecimentos participantes estarão recepcionando os convidados com um menu degustação de alguns dos seus pratos.

Além da ACIL, através do seu Núcleo de Gastronomia, o Festival também conta com o apoio do Sebrae/SC, por meio do projeto Rota da Baleia Franca (RBF); Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc); Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável; e Woe Comunicação.

A Rota da Baleia Franca é um projeto idealizado pelo Sebrae/SC. “A Rota foi criada com o intuito de desenvolver o turismo nessas três cidades de forma organizada, incentivando, principalmente, os pequenos empreendedores locais. E falando especificamente de Laguna, trata-se de uma cidade que já possui um contexto histórico muito forte, isso agrega valor ao nosso projeto e ajuda a atrair o turista durante a baixa temporada também, que é quando as baleias visitam o nosso litoral”, finaliza a consultora do Sebrae/SC e gestora do projeto RBF, Juliana Ghizzo.

Estabelecimentos participantes:

– Laguna Craft Beer
– Status Lanches
– Atlântico Sul Hotel e Restaurante
– UMI Cozinha Oriental
– Bistrô Café Boulevard
– Marbelle Restaurante
– Dek 901
– Chopperia Gaulês
– Destak Lanches
– Grunge Burger and Beer
– Pizzaria da Praia

Você também pode gostar

Entre no nosso grupo do WhatsApp e seja atualizado em tempo real.