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Veja se você usa o ar-condicionado do carro de forma errada

Estamos em pleno verão e, nessa época do ano, o ar-condicionado ligado é mandatório nos carros que possuem o recurso. Aliás, o equipamento já deixou de ser considerado item de conforto e se tornou vital para a segurança, uma vez que permite andar com os vidros fechados, diminuindo os riscos da violência urbana. Ou seja, a maioria liga o ar-condicionado faça chuva ou faça sol.

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Regulagem gasta mais combustível

O problema é que muitos motoristas têm uma noção errada sobre o funcionamento do ar-condicionado e pensam que estão economizando combustível, quando na verdade estão gastando mais. Isso vale para os carros equipados com o equipamento manual e não o digital automático (presente nos modelos mais caros). Você é daqueles que coloca o ventilador do ar-condicionado nas velocidades mais baixas para não deixar o carro tão gastão? Pois esse é o erro mais comum no uso do equipamento. Acredite, já dei aula para muito motorista profissional que fazia justamente isso.

Funcionamento simples: ligado ou desligado

Não vamos nos aprofundar sobre o funcionamento do ar-condicionado. O que você precisa saber é que ele tem somente dois modos de funcionamento: com o compressor ligado ou com o compressor desligado. Os sensores espalhados pelo interior do automóvel monitoram a temperatura e, quando ela começa a subir, acionam o compressor, que efetivamente resfria o ar e gasta mais combustível (usa potência extra do motor do carro). Quando o termômetro chega à temperatura definida pelo motorista, o sistema desliga o compressor e apenas re-circula o ar já resfriado.

Monitorando constantemente dos sensores

Simples assim! Ou seja, quando o ar-condicionado está ligado, o sistema fica nesse monitoramento constante da temperatura, ligando e desligando o compressor diversas vezes de forma automática. O que acontece quando o dia está muito quente e o motorista define a temperatura no mínimo ou perto dele, mas coloca o ventilador nas velocidades mais baixas para “economizar combustível”? Com pouco vento saindo pelos difusores do painel, a temperatura interna nunca atinge àquela definida pelo motorista. Em outras palavras: o compressor, que exige potência extra do motor do carro, fica ligado o tempo inteiro! Quer economizar combustível? Faça justamente o contrário: coloque o ventilador nas velocidades mais altas! Assim, a temperatura será atingida e o compressor passará a funcionar de forma intermitente, poupando o motor do carro e gastando menos combustível.

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