Veja quais cidades estão sob alerta da defesa civil para temporais
Siderópolis foi o primeiro município que subiu um degrau a mais no nível de atenção
A Defesa Civil de Santa Catarina reforçou o alerta para chuvas volumosas durante essa semana em todo o Estado, devido à formação de um ciclone extratropical, associado à passagem de uma frente fria e sistemas de baixa pressão em todos os níveis da atmosfera. “As condições apontam que as chuvas podem superar a média esperada para todo o mês de maio”, destaca o meteorologista chefe da Defesa Civil, Murilo Freta.
📲Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.
O coordenador Regional da Defesa Civil/ Região Carbonífera, Rosinei da Silveira alerta que em função das chuvas com até 200 mm na região do sul, que se estendem até a próxima quinta-feira, 5, devem ocasionar situações pontuais como deslizamento de terra em municípios da região. As rajadas de vento devem atingir a faixa litorânea (Balneário Rincão, Arroio do Silva, Araranguá, Imbituba, Laguna), próximo aos 80km/h.
O assunto pautou a reunião virtual entre a Defesa Civil Estadual, Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd) e Defesas Civis Regionais, nesta tarde, 02, onde foram tratadas as ações na região que está em alerta máximo.
“Com o ciclone também existe uma elevação das ondas do mar que funcionam como um paredão. Com isso, existe risco alto de alagamento e enxurradas devido as bacias do Rio Urussanga, Tubarão, Araranguá e Mampituba não terem forças para escoar a água do mar que ficará acumulada nas bacias”, preocupa-se Silveira.
Siderópolis em nível de atenção
Siderópolis foi a primeira cidade que subiu um degrau a mais no nível de atenção da defesa civil. “O município está em observação na região da Vila São Jorge, onde possui muitas casas em regiões com risco de deslizamento de terra e área central da cidade. Nas demais regiões o risco é mais próximo no costão da serra”, informou o coordenador.
Nas cidades de Lauro Muller, Criciúma, Içara e Morro da Fumaça a defesa civil já realizou o acompanhamento nas comunidades com vistorias. “Estamos orientando a população que reside em área de risco”, destacou.
Em Morro da Fumaça, na região de Linha Torres e Içara, no Loteamento Lima, conhecido por Sapolândia, conforme Silveira, já existe lista de famílias com possibilidade de até amanhã saírem de suas casas. Criciúma a defesa civil municipal realiza orientação nas comunidades. “Estamos em um grupo regional forte e o resultado esperado é de minimizar os prejuízos e danos humanos de terça até quinta-feira”, aposta Silveira.
A Defesa Civil de Santa Catarina reitera a importância de acompanhar as atualizações diárias dos boletins de previsão do tempo e os avisos e alertas emitidos pelo site e mídias sociais.
Vídeo: