É preciso prestar atenção ao que dizemos ao mundo sobre nós todos os dias. Falamos sobre quem somos, não só com palavras, mas a partir da forma como nos apresentamos, seja através do que vestimos, dos nossos gestos, da interação no meio social e das atitudes. Fazer deste, um primeiro recado positivo, depende de nós.
Fale através da imagem. Ela distingue, conecta e serve como instrumento de posicionamento.
Ao político é indispensável conectar-se com seu público e criar com ele laços de afinidade, senso de pertencimento e acessibilidade.
Não é uma simples roupa, é uma representação imagética carregada de significados. Uma vitrine da personalidade e das nossas qualidades.
Vista-se e diga quem és.
Muitas informações são percebidas quando olhamos para alguém. Sensações e emoções afloram e guiam nossa percepção.
O sentimento convence e faz aflorarem laços.
Argumentos são essenciais para transmitir credibilidade, mas o sentimento deve estar em coerência com o que é verbalizado.
Não basta falar, a imagem tem que convencer.
A coerência entre os argumentos e o que é visto é essencial.
Trazer clareza à própria imagem, à forma de vestir-se, é a escolha mais inteligente para um político. Isto faz com que as pessoas o enxerguem como alguém mais próximo de si mesmas, alguém com quem compartilham afinidades.
A história de vida, os gostos pessoais, os posicionamentos, as lutas, a ideologia, tudo deve estar agregado à imagem pessoal de um político. Ele(a) precisa estampar com coerência e consistência quem é. E a roupa faz isto, ela traz esta autenticidade ao campo visual.
As pessoas querem ver quem é seu candidato, querem conhecer o político que apoiam, querem encontrar uma pessoa com quem compartilhem afinidades. É o sentimento de proximidade que une. Portanto, nada melhor do que a imagem para ser a vitrine que expressa estas e outras questões.
Aline Savi é advogada, consultora de imagem, personal stylist, especialista em etiqueta e pós graduada em marketing político e comunicação eleitoral. Nesta coluna semanal fala sobre imagem e comunicação política