UPAs EM CRICIÚMA APRIMORAM PROTOCOLOS COM BASE NO PROJETO BOAS PRÁTICAS DO MINISTÉRIO DA SAÚDE
Sob gestão do Imas, unidades estão entra as nove de SC selecionadas para a execução do método Lean
A gestão de saúde do Instituto Maria Schmitt (Imas), em suas unidades foca em buscar permanentemente novas metodologias com o intuito de aprimorar o fluxo de trabalho, refletindo na qualidade da assistência junto ao paciente. Recentemente, as UPAs Prósperas e Rio Maina de Criciúma, administradas pelo Imas, realizaram a aplicação do método Lean do Projeto Boas Práticas do Ministério da Saúde e executado de forma colaborativa pela Beneficência Portuguesa de São Paulo. O objetivo é reduzir a superlotação, aprimorando os processos, focando em tempo de atendimento e qualidade dos serviços, por meio da otimização dos fluxos da assistência.
Durante quatro dias, a especialista de processos Beatriz Paroli e a analista de processos Ana Flávia Nunes da Beneficência Portuguesa de São Paulo, ambas enfermeiras de formação, tiveram nas UPAs de Criciúma para a implantação do método em três protocolos de atendimento: IAM (Infarto do Miocárdio), AVC (Acidente Vascular Cerebral) e sepse.
Segundo Ana Flávia Nunes de Araujo, 150 UPAs de todo o Brasil, dessas nove de Santa Catarina, foram selecionadas para a execução do método Lean que visa aprimorar os fluxos no atendimento. As UPAs Rio Maina e Próspera foram escolhidas pelo Ministério da Saúde devido aos ótimos índices que apresentam.
“Neste primeiro momento realizamos a visita diagnóstico, conhecemos os fluxos, os tempos, e trocamos ideias e experiências com os gestores a fim de viabilizar nossas estratégias com base em diretrizes nacional e internacional, levando em consideração as realidades de cada UPA, apontando melhorias para as unidades”, explicou Ana Flávia, ressaltando que todos os meses há um acompanhamento online e daqui um ano uma visita de monitoria.
“Antes da visita, avaliamos os números que a unidade apresenta. Observamos que as UPAs Rio Maina e Próspera têm ótimos índices em geral. Aqui as pessoas são dedicadas, a equipe é engajada, a gestão é ativa. As equipes aqui estão abertas para melhorias, para aprenderem, e construírem algo novo – o que é fundamental nesta troca de ideias. A gestão envolvida, dando apoio, encabeçando as mudanças para transformar as melhorias em realidade são fatores essenciais para o sucesso do método”, elogiou Beatriz.
As UPAs Rio Maina e Próspera vêm transformando a realidade da saúde pública local através de um atendimento resolutivo, humanizado e de qualidade – marca registrada do Instituto Maria Schmitt. Reflexo disso são os índices de satisfação que atingiram 95% nas UPA Próspera e 98% UPA Rio Maina.
Para o diretor das UPAS, Fabiano Teixeira, a adesão ao Projeto Boas Práticas, em parceria com o Ministério da Saúde e o Grupo Beneficência Portuguesa é fundamental para aprimoramento do atendimento ao paciente. “É um ganho enorme para a população de Criciúma e região esse aprimoramento nos protocolos já existentes. Temos ótimos índices, conforme feedback das especialistas e também do reflexo dos números de satisfação dos nossos pacientes. Por isso, mantemos a constância de aprimoramento de nossos serviços. Nosso foco é buscar soluções eficientes, através de metodologias inovadoras para a excelência na assistência pública de saúde, sendo referência em todo o país”, destacou o diretor.